PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO VITOR MATIAS FARIA

DISCENTE : PAULO VITOR MATIAS FARIA
DATA : 10/12/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

A Reatividade das Piridinas do Tipo N-óxido em Reações Seletivas de Aminação com Sais de Fosfônio

N-oxide type pyridine amination; 2-aminopyrine; Counter-ion effect; Phosphonium salts; Quantum calculations.

As aminopiridinas pertencem a uma classe de compostos estimados na química orgânica, devido as suas aplicações na construção de fármacos relevantes utilizados em quadros clínicos graves, como em diversas enfermidades relacionadas a danificações neurológicas relatadas na literatura. A síntese de aminopiridinas ainda é um grande desafio na síntese orgânica, atraindo a atenção de pesquisadores para a elaboração de estratégias que contemplem uma produção seletiva e de alto rendimento dessas moléculas. Presentemente, uma rota sintética para a produção de 2-aminopiridinas vem se destacando, o procedimento contempla uma reação eficiente a partir de sais de fosfônio em reações de aminação de piridinas do tipo N-óxido, proposta por Londegran e colaboradores. Este trabalho disserta um estudo teórico voltado para esta reação de produção de 2-aminopiridinas, e tem como objetivo compreender por meio de softwares e métodos de química computacional o mecanismo de formação, investigando as propriedades estruturais, energéticas e de estabilidade que conduzem a marcação da seletividade e espontaneidade observada em bancada. Esses sistemas foram estudados utilizando cálculos quânticos em nível de teoria (M06-2X/6-331+G(3df,2p), Wb97x-d/6-331+G(3df,2p) e RIJK RI-PWPB95 D3BJ ma-def2-TZVP def2/JK def2-TZVP/C) baseados na teoria funcional da densidade. O mecanismo foi investigado com a participação implícita e explícita dos contrai-íons, sugerindo um perfil mais adequado quando consideramos os íons assistindo a reação, similarmente a região em que o íon é acoplado produz um efeito de marcação na seletividade, concluiu-se que a interação na posição CIS é mais efetiva para direcionar o produto esperado, assim como a escolha do íon altera o efeito observado. A partir da análise da etapa de ativação do N-óxido de piridina observou-se uma dependência de algumas características do aditivo fosfônico para continuidade reacional, sendo necessário um bom grupo de saída para que a etapa de ativação ocorra, assim como uma coordenação adequada para que a região de entrada não se torne inacessível.

Asaminopiridinaspertencemaumaclassedecompostosestimadosnaquímica orgânica,devidoassuasaplicaçõesnaconstruçãodefármacosrelevantesutilizadosem quadrosclínicosgraves,como emdiversasenfermidadesrelacionadasadanificaçõesneurológicasrelatadasnaliteratura.Asíntesede aminopiridinasaindumgrande desafionasíntese orgânica,atraindoaatençãodepesquisadoresparaaelaboraçãodeestratégiasquecontemplemumaproduçãoseletiva edealtorendimentodessas moléculas. Presentemente,umarotasintéticapara aproduçãode2-aminopiridinasvemsedestacando,o procedimentocontemplaumareaçãoeficienteapartirdesais defosfônioemreaçõesdeaminãodepiridinasdotipoN-óxido,propostaporLondegranecolaboradores.Estetrabalhodissertaumestudoteóricovoltado paraesta reaçãode produçãode 2-aminopiridinas, e temcomo objetivocompreenderpor meiode softwares e métodos dequímicacomputacional omecanismode formão, investigandoaspropriedadesestruturais,energéticasedeestabilidadequeconduzema marcaçãodaseletividadeeespontaneidadeobservadaembancada.Esses sistemasforamestudadosutilizandocálculosquânticosem níveldeteoria(M06-2X/6-331+G(3df,2p),Wb97x-d/6-331+G(3df,2p)eRIJKRI-PWPB95 D3BJ ma-def2-TZVP def2/JKdef2-TZVP/C)baseadosna teoriafuncionaldadensidade.O mecanismofoiinvestigadocomaparticipaçãoimplícitae explícitados contraions, sugerindoum perfilmaisadequadoquandoconsideramos oonsassistindoareação,similarmentearegião emque oíonéacopladoproduzumefeitodemarcaçãonaseletividade, concluiu-sequeainteraçãonaposiçãoCISémaisefetivaparadirecionaroprodutoesperado,assimcomoaescolhadoíonalteraoefeitoobservado.Apartirdaanálise daetapa deativãodoN-óxidodepiridina observou-seumadependência dealgumas característicasdoaditivofosfônicopara continuidadereacional, sendonecessário umbom grupodesaída para quea etapa deativãoocorra, assimcomouma coordenaçãoadequada paraquea regiãodeentrada nãosetorneinacessível.

Presidente - 1859346 - MIGUEL ANGELO FONSECA DE SOUZA
Interno - 1959889 - DAVI SERRADELLA VIEIRA