PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENO GUSTAVO PORFIRIO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENO GUSTAVO PORFIRIO BEZERRA
DATA : 12/11/2018
LOCAL: Auditório do NUPPRAR

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE UM MATERIAL COMPÓSITO A BASE DE HDL E ZEOLITA A PARA A REMOÇÃO SIMULTÂNEA DE ÂNIONS E CÁTIONS DE EFLUENTE DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

água produzida, Materiais adsorventes, cátions e ânions, compósito

A água produzida é extraída juntamente com o petróleo e representa a maior corrente de resíduo na produção do óleo cru. Os aspectos que merecem atenção são os seus elevados volumes e a complexidade da sua composição. O descarte de tais volumes de resíduos vem causando preocupações sobre a poluição ambiental não controlada e é irreversível no ambiente marinho.

Assim a remoção destes contaminantes é considerada um grande problema, sendo um desafio no mundo de hoje, mas pode ser visto como uma oportunidade de fornecer uma fonte viável de água, como benéfico em muitas aplicações, para as quais a qualidade da água potável não é necessária e evitando danos ambientais sérios. Assim o desenvolvimento de tecnologias através da adsorção de cátions e de ânions é eficiente e simples e tem sido empregado em para a remediação de águas e efluentes.

Neste trabalho foram realizados tratamentos em água produzida através da adsorvente zeólita A comercial, por meio de um planejamento em que foi comparada sua capacidade de adsorção em função do tempo de contato com a água produzida, em períodos de 0 (sem tratamento) a 24 horas, ao final do tratamento, as amostras foram analisadas por ICP-OES. Como também foram utilizados diferentes materiais como zeólitas, aluminas e Hidróxidos Duplos Lamelares. Onde foi observado que para os materiais zeólitas A, ɣAl2O3 e o HDL comercial calcinado foram os que apresentaram resultados mais satisfatórios com percentagem de 60% a 99% de remoção e quando comparados aos valores máximos permitidos estabelecidos pela resolução nº 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, e por fim foi realizada a síntese de um novo material compósito a base de Zeólita A e HDL, este sendo um material com propriedades específicas para remoção simultânea de cátions e ânions, sendo eficiente  para remanejamento em água produzida de petróleo.

Externo à Instituição - LINDIANE BIESEKI - UFRN
Interno - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES