PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de DEFESA: KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 10/04/2017
LOCAL: Auditório do Química 3

OBTENÇÃO DE ANTIOXIDANTES NATURAIS E APLICAÇÃO EM MISTURAS DE DIESEL E BIODIESELSINTETIZADO A PARTIR DAS OLEAGINOSAS DE SOJA E ALGODÃO

Biodiesel de soja e algodão; Antioxidantes naturais; Oxidação lipídica; Propriedades físico-químicas; Catálise heterogênea

A Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) tem instituído o aumento gradativo do uso de biodiesel ao diesel, para comercialização no Brasil, sendo necessário o controle dos processos oxidativos e a pesquisa de novos catalisadores para a sua obtenção. Este trabalho produziu antioxidantes dos produtos naturais (Passiflora edullis, Punica granatum, Syzygium aromaticum) que foram avaliados em biodiesel sintetizados de oleaginosas do algodão e da soja, por catálise homogênea e heterogênea. Os catalisadores heterogêneos obtidos foram baseados em sílicas impregnadas por metais. Para atender a demanda de mercado, foram obtidas misturas biodiesel/diesel, em teores volumétricos acima do especificado pela ANP, de 10% e 15% em biodiesel, cujas propriedades físico-químicas viscosidade, densidade, ponto de fulgor, ponto de névoa, ponto de fluidez e ponto de entupimento foram determinadas segundo as normas da American Society for Testing and Materials – ASTM. Os antioxidantes obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e os catalisadores foram caracterizados por difração de raios X (DRX), espectrometria de fluorescência de raios X (FRX) e FTIR. A atividade antioxidante nos biodiesel foi avaliada através do método Rancimat, obtendo-se valores de Ponto de Indução (PI), próximos aos requeridos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP). O antioxidante obtido da espécie Passiflora edullis, apresentou PI de 5,23h e 3,68h, respectivamente, para o biodiesel de soja e algodão. Os espectros de FTIR dos antioxidantes apresentaram bandas em torno de 3000 cm-1 referentes à deformação axial C-H de aromáticos, 1601 cm-1 e 1460 cm-1 atribuídas à deformação axial de C=C do anel aromático, características condizentes com compostos fenólicos, componentes principais destes antioxidantes. O catalisador bimetálico suportado em sílica, (CAT1), apresentou resultado similar a catalisadores comerciais, com tempo reacional de 30 min, e rendimento de 85% para o biodiesel produzido, sendo possível a recuperação do suporte utilizado. O catalisador CAT2, produziu o biodiesel em maior tempo reacional e rendimento de 75%, porém apresentou elevada capacidade de reutilização. Os antioxidantes naturais obtidos neste trabalho apresentaram atividade antioxidante no biodiesel semelhante a antioxidantes sintéticos, com metodologia de fácil execução e utilizando reagentes de baixo custo. As misturas antioxidante/biodiesel/diesel permaneceram dentro dos limites de especificação exigidos pela ANP para comercialização do combustível.

Externo à Instituição - LEONARDO SENA GOMES TEIXEIRA - UFBA
Presidente - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA
Interno - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER