PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : KEVERSON GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 11/01/2017
LOCAL: Auditório Instituto de Química 03

DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES PARA BIODIESEL E ANTIOXIDANTES NATURAIS PARA AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE MISTURAS COMBUSTÍVEIS BIODIESEL/DIESEL

Biodiesel; Catalisadores bimetálicos; Antioxidantes naturais, Oxidação lipídica, Propriedades fisicoquímicas

Na matriz energética brasileira, a utilização de misturas diesel/biodiesel surge como uma opção viável para a problemática do uso de combustíveis fósseis. O biodiesel apresenta-se como uma alternativa ao diesel por emitir uma menor quantidade de gases poluentes. Entretanto, há ainda alguns obstáculos tecnológicos para a obtenção de biodiesel, como o uso de catalisadores homogêneos, geralmente básicos, como NaOH e KOH, que geram resíduos de difícil separação e purificação. O aumento do teor de biodiesel na mistura combustível tende a potencializar alguns aspectos negativos para comercialização do diesel, tais como, processos de oxidação lipídica, que causam a formação de subprodutos. Neste trabalho, foi avaliada a atividade de antioxidantes naturais no biodiesel e de novos catalisadores heterogêneos, baseados em metais suportados em sílicas. Outras propriedades do biodiesel, tais como composição, ponto de entupimento (CFPP), ponto de inflamação (FP) e viscosidade cinemática também foram analisadas usando métodos padrão para caracterizar mais o biodiesel produzido. Os antioxidantes obtidos foram caracterizados por FTIR e os novos catalisadores foram caracterizados por técnicas como DRX, FRX, MEV e FTIR. O catalisador bimetálico (CAT1), apresentou resultado similar ao KOH, com um tempo reacional de 30 min, e um rendimento em torno de 85% de biodiesel produzido, além de ser possível a recuperação do suporte utilizado, para reações posteriores. Com o catalisador CAT2 obteve-se o biodiesel num tempo reacional de 4:30 h, e um rendimento de 75% , contudo este apresentou maior possibilidade de reutilização em novas reações. A atividade antioxidante dos produtos naturais (passiflora edullis, Punica granatum, Syzygium aromaticum) obtidos neste trabalho foi avaliada através do método Rancimat, obtendo-se valores de PI, próximos aos requeridos pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustível - ANP para o biodiesel, o antioxidante obtido da espécie passiflora edullis, apresentou um PI de 5,23h e 3,68h para o biodiesel de soja e algodão respectivamente. Estes resultados apontam para a viabilidade destes catalisadores na produção de biodiesel, devido a possibilidade de reutilização e por apresentarem rendimentos similares aos catalisadores comerciais. Os antioxidantes naturais obtidos neste trabalho apresentaram atividade no biodiesel semelhante a antioxidantes sintéticos.

Externo ao Programa - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Presidente - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS