PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANINE DE ARAUJO SILVA

DISCENTE : JANINE DE ARAUJO SILVA
DATA : 05/09/2016
LOCAL: Auditório do Química 3

SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE OURO ESTABILIZADAS POR DERIVADOS QUINOXALÍNICOS COM ATIVIDADE ANTICÂNCER

AuNPs; DEQX; OAQX; funcionalização; anticâncer

O estudo para a obtenção de nanopartículas de ouro (AuNPs) funcionalizadas por moléculas bioativas tem se mostrado relevante no desenvolvimento de novas alternativas para tratamento do câncer. O presente trabalho descreve a síntese de AuNPs estabilizadas por dois derivados quinoxalínicos, 2,3-dietanolaminaquinoxalina (DEQX) e 2-(2,3-di-idro-[1,4]oxazino[2,3-b]quinoxalin-4-il)etanol (OAQX), sintetizados por nosso grupo de pesquisa verificados por possuírem atividade anticâncer em estudos envolvendo células. Para obtenção das AuNPs funcionalizadas com DEQX e OAQX, o glicerol foi utilizado como principal agente redutor. As AuNPs foram caracterizadas por espectroscopia ultravioleta-visível (UV-vis), infravermelho (ATR-FTIR) e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). Os estudos de UV-vis indicaram que a melhor condição de síntese das AuNPs foi quando as proporções de Au3+ em relação aos ligantes orgânicos foi de 1:0,2 e 1:0,5 para DEQX e OAQX, respectivamente, e excesso de glicerol em meio fortemente básico. Nestas situações, foram obtidas AuNPs esféricas e monodispersas, cujas dimensões médias de 9,7 e 11,5 nm quando nas estabilizações por DEQX e OAQX, respectivamente. O mecanismo de formação das partículas foi proposto com base nos resultados experimentais, e parece envolver uma complexação entre Au3+ e os ligantes previamente à formação das AuNPs. O fato das bandas em torno de 525 nm do espectro de UV-vis, características das AuNPs, terem sido verificadas mais intensas e com melhor definição com o passar do tempo corroboram para essa hipótese. Por fim, foi realizado um estudo relacionado à estabilidade das AuNPs em função do pH, onde foi verificado que as mesmas se mostraram relativamente estáveis. Os resultados obtidos apontam que o DEQX foi mais eficiente na estabilização das AuNPs quando comparado ao OAQX. Os resultados obtidos no presente trabalho indicaram que foram obtidas AuNPs esférica monodispersas funcionalizadas com duas espécies orgânicas bioativas, abrindo a possibilidade de exploração destes sistemas para fins medicinais, em especial para o tratamento do câncer.

Externo ao Programa - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1803692 - FABRICIO GAVA MENEZES