PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAISA CRISTINE DE MOURA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAISA CRISTINE DE MOURA DANTAS
DATA : 21/06/2016
LOCAL: Sala 3F1

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS MESOPOROSOS INORGÂNICO-ORGÂNICOS PARA APLICAÇÃO NA ADSORÇÃO DE GÁS CARBÔNICO

Emissão de CO2. Processo de adsorção. Materiais Inorgânico-Orgânicos. Adsorção de CO2

O aumento da poluição atmosférica tem sido um dos motivos de grande atenção no cenário mundial nas últimas décadas. Recentemente uma das principais preocupações na Conferência do Clima (COP21) foi às mudanças climáticas e a proposta de políticas de mitigação para as emissões de gases de efeito estufa, causando assim discussões importantes entre as maiores potências mundiais e os países emergentes. A necessidade de encontrar novas tecnologias para a minimização da emissão crescente de gases poluentes no planeta se torna cada vez mais urgente, dentre estes se destaca o CO2, sendo sua captura tema de pesquisas no mundo inteiro. Dentre as diversas técnicas de captura de CO2, atualmente estudadas, a adsorção em sólidos porosos encontra-se dentro das alternativas mais promissoras. Os materiais porosos inorgânico-orgânicos estão dentre estes materiais, já que apresentam alta estabilidade e uma boa porosidade, tornando-se assim um promissor adsorvente de gases poluentes. Dentre os vários materiais encontrados na literatura podemos destacar alguns tipos de estruturas mesoporosas já que estes possuem uma elevada área superficial, tamanho de poros ajustáveis e boa estabilidade térmica e mecânica. Por essas estruturas não apresentarem sítios básicos, são necessárias à funcionalização com moléculas aminas necessárias para que possa haver interação destas (grupos básicos) com as moléculas de gás carbônico (moléculas ácidas). Neste trabalho, foi proposta a realização de síntese para a obtenção dos materiais mesoporosos SBA-16 e SBA-15, e uma posterior funcionalização dos mesmos utilizando moléculas orgânicas como o agente sililante N-[(3 -trimetoxissilil) propil] diethylenetriamine (DT-NNN) e o polímero Polietilenimina ramificada com etilendiamina (PEI). Também foi proposta a reutilização do SBA-15, sendo realizados ciclos de calcinação e funcionalização. As amostras foram caracterizadas utilizando as técnicas de DRX, TG/DTG, FTIR, RMN, MET, CHN e adsorção e dessorção de N2. Após as caracterizações houve a realização dos testes de adsorção de CO2 puro em temperatura controlada de 45 °C e pressão atmosférica.

Externo ao Programa - 2140818 - AMANDA DUARTE GONDIM
Presidente - 1558610 - ANA PAULA DE MELO ALVES GUEDES