PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de DEFESA: ROSIVÂNIA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ROSIVÂNIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 15/04/2016
LOCAL: Laboratório do Química 3

FOTOLUMINESCÊNCIA SINTONIZÁVEL DE LaPO4:Eu3+/Tb3+ HIERARQUICAMENTE NANOES-TRUTURADOS SINTETIZADOS VIA ROTA DO ETILENO GLICOL ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS

fotoluminescência; fosfato de lantânio; lantanídeos; etileno glicol; micro-ondas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Foto-Química Inorgânica

LaPO4:Eu3+ / Tb3+ hierarquicamente nanoestruturado foii sintetizados por meio da atuação combinada do aquecimento de micro-ondas e de um solvente bifuncional (Etileno Glicol), que atua não somente como solvente, mas também como agente de proteção. Foram preparadas cinco amostras com diferentes concentrações de európio e térbio – La0.93Eu0.07PO4, La0.93Tb0.07PO4, La0.93Eu0.006Tb0.064PO4, La0.93Eu0.011Tb0.059PO4, La0.93Eu0.017Tb0.053PO4 – bem como a matriz pura. Estas amostras, na forma de pó, foram caracterizados por Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier por Refletância Total Atenuada (FTIR-ATR), Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) e Fotoluminescência (PL). Os resultados indicam cristalização com estrutura do tipo monazita monoclínica. Também sugerem uma organização hierárquica de agregados de nanopartículas, formadas por cristais de semente. As amostras codopadas exibiram luminescência azul autoativada da matriz hospedeira, bem como emissões de vermelhas a verdes oriundas dos íons Eu3+ e Tb3+, respectivamente. A análise espectroscópica sugere que a transferência de energia entre os íons ocorre do térbio para o európio e não no sentido contrário. Além disso, a variação da concentração relativa destes íons permitiu a sintonia das emissões. Desta forma, podemos afirmar que a rota sintética escolhida é eficiente na preparação de nanomateriais com propriedades ópticas avançadas e potencial para aplicações em fotônica, sensoriamento e biorotulagem.

Presidente - 1754300 - BRAULIO SILVA BARROS
Externo ao Programa - 1802888 - FABIANA VILLELA DA MOTTA