PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRYSTIANE DO NASCIMENTO BRITO

DISCENTE: CHRYSTIANE DO NASCIMENTO BRITO
DATA: 12/05/2015
LOCAL: Sala de reunião do NU-PER

Estudo da produção eletroquímica de espécies de cloro ativo para tratamento de efluentes sintéticos.

tratamento de água, desinfecção eletroquímica, cloro ativo, diamante dopado com boro (DDB).

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Eletroquímica

O tratamento de águas residuais é fundamental para a saúde humana. Uma das etapas mais importante do tratamento é a desinfecção onde se utiliza o cloro para eliminação de bactérias como exigido pelos órgãos ambientais. No entanto, a identificação de subprodutos potencialmente tóxicos gerados por este método tem estimulado o desenvolvimento de novas tecnologias alternativas de desinfecção. Entre elas, fotocatálise heterogênea, fotocatálise de TiO2 e desinfecção eletroquímica são consideradas alternativas adequadas para substituir o método de cloração. Assim, o presente trabalho analisa a evolução de espécies de cloro ativo em uma solução sintética de NaCl e uma solução sintética do corante Reactive Blue 19 com NaCl como eletrólito suporte, utilizando eletrodos de Diamante Dopado com Boro (BDD) e Óxido de Rutênio (Ti/Ru0.3Ti0.7O2 ) como ânodos e Titânio (Ti) como cátodo. O processo de desinfecção eletroquímica analisou a degradação, mineralização da carga orgânica total e da porcentagem de remoção da cor do corante têxtil, a fim de avaliar a aplicabilidade dessa tecnologia eletroquímica. O estudo eletroquímico foi realizado com diferentes densidade de corrente (25, 50 e 75 mA.cm-2) ao decorrer de 120 minutos. Outro parâmetro relevante abordado foi à influência da proporção sp3/sp2 do ânodo de BDD sobre o desempenho da evolução de espécies de cloro ativo foi investigada por técnicas eletrolíticas e polarização, com a intenção de determinar a formação e consumo relacionado às reações químicas ou eletroquímicas. A partir dos resultados obtidos pode-se destacar que o eletrodo de BDD apresentou melhor eficiência durante todo o processo eletroquímico.

Presidente - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo ao Programa - 009.747.784-27 - DANYELLE MEDEIROS DE ARAUJO - UFRN
Externo à Instituição - RICARDO ANDRES SALAZAR GONZALEZ - usach
Notícia cadastrada em: 02/05/2015 21:15