PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: Indisponible https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEIDSON LIMA PINHEIRO

DISCENTE: GLEIDSON LIMA PINHEIRO
DATA: 16/05/2014
LOCAL: NUPPRAR

Efeitos de um inibidor comercial livre e em microemulsão na inibição à corrosão do aço API 5L A210 em meio de cloreto e dióxido de carbono.

Aço Carbono; Adsorção; Inibidores de Corrosão; Petróleo; Tensoativos;Microemulsão.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Oleodutos sofrem corrosão eletroquímica devido a grande quantidade de salmoura (água e cloretos), presentes nos fluidos produzidos na formação. Este trabalho tem como objetivo estudar a eficiência do composto NALCO EC 1304A na inibição de corrosão agindo isoladamente e em mistura de proporção equivalente com microemulsão formada por água de torneira (fase aquosa), querosene (fase oleosa), n-butanol (cotensoativo) e UNTL90 (tensoativo). O inibidor comercial é formador de filme, na proteção do aço carbono API 5L A210, muito usado na construção de oleodutos terrestres. Os experimentos foram formulados em soluções aquosas de NaCl 1% e 3% que funcionam como meio agressivo, na presença e ausência de borbulhamento do gás (CO2), em temperatura ambiente (25ºC). O inibidor estudado apresenta em sua composição compostos de amônia quaternária, derivados de imidazolina, sendo, portanto, um inibidor do tipo catiônico e formador de filme. Os resultados de eficiência de inibição foram avaliados por dados experimentais de densidades de corrente de corrosão através da técnica eletroquímica polarização linear, com extrapolação de Tafel. O inibidor comercial agindo isoladamente mostrou-se mais eficiente no combate à corrosão do que em microemulsão. Constatou ainda que o excesso de CO2 dissolvido na solução de trabalho implicou em uma elevação da taxa de corrosão, comparado aos ensaios análogos realizados na ausência do borbulhamento contínuo de CO2. Os ensaios foram realizados em concentrações de aditivos de 10, 15, 30, 40, 100 e 400 ppm. As melhores eficiências foram observadas nos ensaios com concentração de 100 ppm. Os dados experimentais se ajustaram ao modelo de Langmuir, sugerindo a formação de um filme de monocamadas.

Externo ao Programa - 770.445.684-91 - CATIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA - UFRN
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 010.634.734-97 - JARDEL DANTAS DA CUNHA - UFERSA