PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2291/336 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgnut

Banca de DEFESA: ALDIANE DE ASSIS COSTA

DISCENTE : ALDIANE DE ASSIS COSTA
DATA : 04/04/2023
LOCAL: Sessão pública realizada por videoconferência

Avaliação da aquisição de alimentos, higienização e geração de resíduos domésticos em comunidade acadêmica durante a pandemia de covid-19

Aquisição de alimentos. Higienização. Resíduos. Covid-19. Comunidade acadêmica

Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a COVID-19 uma pandemia, afetando diretamente as comunidades acadêmicas, devido ao fechamento das universidades como medidas de prevenção da contaminação. A alimentação, além de necessidade básica e de direito humano, foi seriamente afetada com o fechamento dos restaurantes e outros estabelecimentos do seguimento alimentício. Com base nisso, o presente estudo investigou os locais e frequência de aquisição de alimentos, hábitos de higienização das mãos, alimentos e embalagens e a geração de resíduos domésticos em uma comunidade acadêmica durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP-HUOL) conforme o parecer 35918620.7.0000.5292, a coleta de dados deu-se entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, na qual a comunidade acadêmica (alunos de graduação e pós graduação, docentes e servidores técnicos-administrativos) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi inquirida através de um questionário online enviado por e-mail institucional, utilizando a plataforma Google forms, elaborado no âmbito do projeto BRAZUCA-COVID-19. Teve como critério de inclusão possuir e-mail cadastrado no sistema da UFRN e, de exclusão, idade inferior a 18 anos. Os dados foram avaliados a partir de estatísticas descritivas de médias ou medianas e medidas de dispersão, as variáveis categóricas foram analisadas conforme os seguintes tópicos: Caracterização da população (vínculo institucional, sexo, idade, cor da pele, estado civil, renda, situação de trabalho, alteração da renda durante a pandemia), aquisição e higienização de alimentos, mãos e embalagens (locais de aquisição, higienização de frutas, legumes e verduras e, higienização das mãos e embalagens antes e durante a pandemia). Geração de resíduos domésticos (consumo de embalagens, geração de resíduo alimentar, desperdício de alimentos, separação de resíduos domésticos e aproveitamento de resíduos orgânicos) foram apresentados por meio de distribuição de frequências e, valores de p inferiores a 0,01 considerados significativos. O perfil da amostra (n=1472) foi predominantemente jovem (71,4%) dos quais 65,8% eram de indivíduos do sexo feminino, ademais 54,3% se auto referiram brancos e 30,0% possuíam renda familiar de até um salário mínimo. Diferenças quanto à aquisição de alimentos, formas de higienização de mãos, alimentos e embalagens e na geração de resíduos foram observadas entre os vínculos acadêmicos e também quanto à área de conhecimento. A maioria da população manteve a tendência de adquirir alimentos em supermercados de forma presencial (89,5%) mesmo em meio ao período pandêmico, situação em que houve um aumento da aquisição de alimentos via delivery. A frequência de pedidos por delivery pelos docentes e estudantes de pós-graduação, tanto de produtos de mercados (31,7% e 24,2%) como de comidas prontas (34,20% e 35,9%), respectivamente, foi verificada com maior regularidade. Durante a pandemia não foi percebido aumento no consumo de embalagens na população estudada (44,9%) e observou-se que 59,5% da população não separava os resíduos domésticos entre orgânicos e inorgânicos, ademais 79,8% não destinavam seus resíduos para compostagem. A pesquisa fornece subsídios para investigações e intervenções futuras no âmbito da alimentação e sustentabilidade pós pandemia.

Externo à Instituição - ALANDERSON ALVES RAMALHO - UFAC
Presidente - 1610982 - PRISCILLA MOURA ROLIM