Banca de DEFESA: HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA

DISCENTE : HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA
DATA : 02/03/2020
LOCAL: Sala Pau Brasil.

AVALIAÇÃO REPELENTE DE ICARIDINA APLICADO EM TECIDO DE ALGODÃO SOBRE Lutzomyia longipalpis (LUTZ & NEIVA, 1912)

Tecido Têxtil. Flebotomíneos. Comportamento. Leishmaniose Visceral.

Lutzomyia longipalpis (Lutz & Neiva, 1912) (Diptera: Psychodidae) é o principal inseto vetor do protozoário Leishmania infantum (ROSS, 1903), agente etiológico da Leishmaniose Visceral (LV) ou Calazar no Brasil. No controle desse inseto, destaca-se a utilização de compostos químicos inseticidas, porém, possivelmente, o uso dessa estratégia vem causando resistência em populações de L. longipalpisque aumentou consideravelmente os casos de LV nos últimos anos no Brasil. Abordagens que utilizam materiais com repelentes são consideradas uma nova alternativa para evitar a picada desse inseto. A Icaridina é um dos compostos aprovados para produção de produtos repelentes, com eficiência comprovada contra mosquitos e carrapatos. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar a ação repelente de emulsão de Icaridina aplicado em tecido de algodão sobre adultos de Llongipalpis. Para isso, o experimento contou com a participação de oito voluntários (quatro homens e quatro mulheres), foi conduzido pelo método de comportamento do tipo arena (Arm in cage), sendo utilizado 15 exemplares fêmeas e 15 machos de L. longipalpis em cada exposição. As diferentes concentrações de Icaridina (5%, 10%, 25% e 50%) foram elaboradas mediante diluição em álcool 98% no Laboratório de Engenharia Têxtil da UFRN. Os testes em cada voluntário foram realizados a partir da exposição do antebraço vestido com tecido de algodão sem Icaridina (grupo controle) e com aplicação das diferentes concentrações por exposição de três minutos aos insetos, com repetição dos testes diariamente em até 144 horas e teste após lavagem dos tecidos. Os resultados observados nesse estudo revelam que as médias de pousos diminuíram expressivamente para os testes com Icaridina. Nos ensaios, houve diferença significante (p<0,05) nas médias de pousos em análises a partir do sexo do voluntário nas concentrações de 5% (homens= 13,29; mulheres= 8,63) e 10% (homens= 8,72; mulheres= 4,53), com diminuição dessa diferença nas concentrações mais elevadas (25% e 50%). O Tempo de Proteção Total (TPT) de cada concentração aplicada no tecido variou em cada voluntário, as menores concentrações, 5% e 10% forneceram menores TPT com mediana de 1 e 24 horas, respectivamente. Nas maiores concentrações, 25 e 50%, as medianas do TPT foram maiores, sendo 120 e 144 horas, respectivamenteA média total de pousos nas sete repetiçõesincluindo o teste pós-lavagemdiferiu significativamente (p<0,05) entre o controle e todas as concentrações de Icaridina, sendo a média de pouso para o controle de 52,74 e nas diferentes concentrações foi de 10,936,62; 1,02; 0,27 para 5, 10, 25 e 50%, respectivamente. A Taxa de Repelência (%R) de 100% foi observada para todas as concentrações na primeira uma hora de teste. A posteriori, essa taxa de repelência foi mantida apenas nas concentrações de 25 e 50% até 72 e 96 horas pós impregnação, respectivamente. A %R acima de 95% (ED95nos testes diários e após a lavagem do material impregnado, serviu para marcação de uma Concentração Efetiva Mínima (CEM), que foi possível observar a manutenção da %R > 95% em 25% de Icaridinaresultando em uma proteção de 98,18%. Com esse estudo, foi possível definir que diferentes concentrações de Icaridina se mostraram eficientes como repelentevariando em relação ao TPT e %R. Além disso, a concentração de 25% foi a CEM, apresentando melhor eficiência nos ensaios apresentando resultados relevantes para repelência de L. longipalpis e podendo se tornar uma estratégia eficiente para o controle de picadas desse inseto vetor.

Externo ao Programa - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 1715271 - RENATA ANTONACI GAMA
Externo à Instituição - VERUSKA CAVALCANTI BARROS - UFPI
Notícia cadastrada em: 11/02/2020 11:24