Banca de DEFESA: ESTELAMARIS DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTELAMARIS DA SILVA SANTOS
DATA : 26/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: On-line
TÍTULO:

AVALIAÇÃO E MELHORIA DE INDICADORES NACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO ESTADO DO PARANÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Indicadores de Gestão; Segurança do Paciente; Avaliação em Saúde; Gestão da Qualidade Total; Regulação Governamental.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Introdução: Indicadores nacionais de segurança do paciente revelam oportunidades de melhoria no gerenciamento de riscos nos serviços de saúde brasileiros. Este estudo avaliou o impacto de uma intervenção participativa e multifacetada, fundamentada em estratégias de regulação responsiva, no desempenho do estado do Paraná em indicadores de segurança do paciente.

Método: O estudo foi conduzido entre 2022 e 2024, envolvendo 20 unidades hospitalares da rede própria da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. A intervenção seguiu cinco etapas: 1) Identificação e priorização do problema; 2) Priorização de indicadores; 3) Análise inicial da conformidade; 4) Desenho e implementação da intervenção; e 5) Reavaliação da efetividade. Utilizando um delineamento quase-experimental antes e depois, os indicadores priorizados foram:notificações regulares no NOTIVISA, conformidade aos planos de segurança do paciente e a participação na avaliação nacional da cultura de segurança do paciente. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva e analítica, comparando os resultados antes e depois da intervenção para identificar mudanças significativas, as quais foram demonstradas através de Gráfico de Pareto.

Resultados: Observaram-se melhorias significativas. O indicador "Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente” apresentou melhoria absoluta de 75% e relativa de 88,24%. A regularidade das notificações no NOTIVISA melhorou 55% (absoluta) e 78,6% (relativa). O Plano de Segurança Instituído passou de 60% na 1ª avaliação para 75%, com melhoria absoluta de 15% e relativa de 37,5%. As não conformidades reduziram de 47 na primeira avaliação para 27 na segunda e 16 na terceira, evidenciando melhoria após as intervenções multifacetadas.

Conclusão: Estratégias baseadas na regulação responsiva e abordagens multifacetadas podem contribuir para a melhoria dos indicadores de segurança do paciente e a redução de não conformidades nos serviços de saúde. No entanto, as limitações do delineamento quase-experimental e a influência de fatores contextuais indicam a necessidade de estudos adicionais para validar a efetividade e a replicabilidade da intervenção em diferentes cenários.

Descritores: Indicadores de Gestão; Segurança do Paciente; Avaliação em Saúde; Gestão da Qualidade Total; Regulação Governamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
Externa à Instituição - TATIANA VIEIRA SOUZA CHAVES
Externa à Instituição - HEIKO THEREZA SANTANA - ANVISA
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 13:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao