Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA RÉGIA BEZERRA SALES DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TELMA RÉGIA BEZERRA SALES DE QUEIROZ
DATA : 20/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

MELHORIA DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CÂNCER CERVICAL EM UNIDADE DE REFERÊNCIA SECUNDÁRIA DO CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria da qualidade; Neoplasia de colo de útero; Saúde pública; Prevenção secundária; Prevenção de doenças.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Introdução: Em 2021 foi iniciado um projeto de melhoria da qualidade no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará, unidade estadual de referência secundária para detecção precoce e tratamento do câncer e lesões precursoras de câncer do colo uterino, endométrio, mama e pele. O serviço escolhido foi o de atendimento a pacientes encaminhadas com suspeita de câncer cervical.

Objetivos: Propiciar um cuidado qualificado às mulheres com lesões precursoras e câncer de colo de útero, atendidas no Instituto de Prevenção do Câncer, assegurando o seu tratamento e seguimento até a alta, no caso de lesões precursoras, e o estadiamento das lesões e encaminhamento da paciente a unidades de referência terciária, no caso de lesões invasivas. 

Metodologia: Iniciamos um Ciclo de Melhoria: I. Definição da Equipe de Melhoria; II. Identificação da oportunidade de melhoria, através das técnicas de Brainstorm, Grupo nominal e matriz de priorização; III. Análise da oportunidade de melhoria utilizando a técnica de Diagrama de Ishikawa; IV. Avaliação inicial do nível de qualidade do serviço, sendo definidos critérios de qualidade dos tipos de processo e de resultados, relacionados: (a) à cobertura do atendimento; (b) ao tempo de espera para realização de tratamento cirúrgico de lesões precursoras; (c) às margens cirúrgicas endo e ectocervicais; (d) ao seguimento das pacientes após retirada cirúrgica de lesões precursoras; (e) ao encaminhamento em tempo hábil de pacientes com lesões invasivas; e (f) à satisfação das pacientes. A avaliação realizada foi do tipo retrospectiva, utilizando dados de relatórios do laboratório de anatomia patológica e do sistema Ars Vitae de prontuário eletrônico; V. Intervenção: após análise da avaliação inicial, foram definidas as ações, usando as técnicas de Diagrama de afinidades e de Gantt, sendo que algumas intervenções ainda estão em curso; VI. Reavaliação realizada, estando em curso a análise dos dados.

Resultados: Os resultados preliminares permitiram até o momento a análise de quatro dos seis critérios. O nível de cumprimento dos critérios foi: (a) Margens cirúrgicas livres: 0,43   (0,08); (b) Intervalo de tempo entre a indicação e a retirada de lesões precursoras: 0,75 (0,07); (c) Primeiro seguimento até 6 meses após o procedimento: 0,53 (0,1); (d) Encaminhamento a unidade terciária em até 30 dias após diagnóstico de câncer invasivo: 0,90 (0,1). A primeira avaliação demonstrou que os critérios relacionados às margens cirúrgicas e ao tempo para início do acompanhamento das pacientes representaram 75% do total de não conformidades (Diagrama de Pareto). Sendo que o primeiro critério (“cobertura”) perdeu a razão de existir em função do seu acompanhamento sistemático pelo Núcleo de Regulação Interna da unidade. Está em curso a análise da segunda avaliação, para constatação das melhorias obtidas após as intervenções. 

Conclusões: Os resultados preliminares têm demonstrado a necessidade de ações junto aos ginecologistas e aos setores de marcação de consultas e de regulação interna para aumentar o percentual de “margens cirúrgicas livres” e assegurar o início do seguimento das pacientes em até seis meses após o procedimento. Em termos de lições aprendidas observamos a grande importância do desenvolvimento de: I. mecanismos de regulação interna das pacientes, integrados às centrais de regulação estadual e do município de Fortaleza; II. ações integradas de caráter interprofissional, para aperfeiçoamento técnico e engajamento das equipes de saúde; III.  promoção da autonomia das pacientes atendidas e da sua participação efetiva nas decisões acerca do seu diagnóstico e tratamento; IV. uso das ferramentas da qualidade nas iniciativas de melhoria dos serviços


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interna - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Externo à Instituição - ALDAIR DE SOUSA PAIVA
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 10:44
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