Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA UMBELINO TRIGUEIRO BEZERRA

DISCENTE : AMANDA UMBELINO TRIGUEIRO BEZERRA
DATA : 20/10/2022
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva

GESTÃO E MANEJO DE RESÍDUOS HOSPITALARES: CICLO DE MELHORIA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Melhoria contínua da Qualidade; Resíduos de serviços de saúde; Serviços de saúde

Introdução: o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente. Assim, torna-se fundamental implementar melhorias voltadas para o manejo dos resíduos, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos e do meio ambiente. Objetivo: Melhorar a gestão e manejo dos resíduos em hospital universitário no Rio Grande do Norte. Metodologia: estudo de natureza quantitativa do tipo antes e depois a partir da realização de um ciclo de melhoria composto das seguintes etapas: a) identificação da oportunidade de melhoria; b) análise das causas da oportunidade de melhoria (diagrama de causa e efeito); c) avaliação do nível de qualidade (medição dos critérios de qualidade na linha de base); d) planejamento e implementação das intervenções; avaliação do nível de qualidade pós intervenção. A análise dos dados se dará através da frequência absoluta e relativa do nível de cumprimento dos critérios de qualidade com intervalo de confiança de 95% (IC95%) e a análise da melhoria será analisada através da melhoria absoluta e melhoria relativa comparando o período pós e pré-intervenção, considerando uma significância estatística de 5%. Resultados esperados: Espera-se identificar as causas da segregação de resíduos inadequada e desenvolver ações voltadas para a adequação das etapas no gerenciamento de resíduos durante o ciclo de melhoria, contribuindo para redução das não-conformidades desse processo.

Presidente - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO
Interna - ***.321.701-** - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - UECE
Externa ao Programa - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 10:44