Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO PIRES DE SOUSA

DISCENTE : CARLOS EDUARDO PIRES DE SOUSA
DATA : 03/08/2021
LOCAL: On line através do Google Meet

Ciclo de melhoria na qualidade da prescrição de antineoplásicos em um hospital universitário.

Segurança do paciente. Antineoplásicos. Melhoria contínua da qualidade.

Introdução: Os antineoplásicos são medicamentos usados no tratamento das neoplasias malignas. Em geral, apresentam índice terapêutico estreito, com elevado potencial para causar eventos adversos e danos ao paciente quando existe erro na sua utilização. A ocorrência de eventos adversos devido à assistência insegura em saúde é provavelmente uma das principais causas de morte e invalidez no mundo, sendo metade dos danos evitáveis. Os erros mais prejudiciais estão relacionados a prescrição e uso de medicamentos. Investimentos na redução de danos ao paciente pode levar a economia financeira e melhores resultados para os pacientes. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção na qualidade das prescrições de antineoplásicos em um hospital universitário brasileiro de referência em tratamento oncológico. Metodologia: Trata-se de estudo desenvolvido através de um desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, sem grupo controle, com abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade. O ciclo de melhoria será realizado nas seguintes etapas: 1) Identificação e priorização do problema de qualidade; 2) Análise das causas do problema; 3) Elaboração de critérios de qualidade; 4) Avaliação do nível de qualidade; 5) Intervenção de melhoria de qualidade; 6) Reavaliação do nível de qualidade. Os critérios de qualidade da prescrição foram baseados na literatura especializada e no protocolo de prescrição segurança da instituição. Para avaliação do nível de qualidade de prescrição de antineoplásicos, serão selecionados aleatoriamente prescrições de antineoplásicos a partir de prontuários de pacientes oncológicos em tratamento e consideradas as taxas de cumprimentos de cada critério. Após avaliação inicial, será aplicada uma intervenção estruturada para melhoria da qualidade relativa à prescrição segura de antineoplásicos, seguidas de reavaliações a serem realizadas imediatamente após a intervenção e após seis meses, com objetivo de avaliar se houve melhoria da qualidade e se a melhoria se manteve ao longo do tempo, respectivamente.

Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Externo ao Programa - 3906147 - ALDAIR DE SOUSA PAIVA
Notícia cadastrada em: 26/07/2021 10:19