Banca de DEFESA: RAFHAEL BRITO DE ALMEIDA SANTOS

DISCENTE : RAFHAEL BRITO DE ALMEIDA SANTOS
DATA : 24/03/2021
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)

Melhoria da Qualidade da Assistência à Mulher em uma Maternidade Pública pelo Maternal Early Warning Score (MEWS)

Palavras-chave: Escore de Alerta Precoce. Saúde da Mulher. Gestão da Qualidade.

INTRODUÇÃO: A qualidade do serviço de saúde materna pode ser medida por sua dimensão técnico-científica, definida pela competência profissional e uso de boas evidências para melhorar a assistência à saúde. O Maternal Early Warning Score (MEWS) é um instrumento baseado nas alterações dos sinais vitais que permite detectar o agravamento clínico da paciente internada, possibilitando intervir precocemente, diminuindo a morbidade materna.

OBJETIVO: Analisar os resultados de melhoria na implantação do MEWS no serviço de assistência à saúde da mulher.

MÉTODO: Trata-se de um estudo quase experimental, não controlado do tipo antes e depois, pautado nos princípios da melhoria da qualidade. Ocorreu na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e administrada pela estatal Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A população-alvo foi composta pelos profissionais médicos obstetras, enfermeiros, técnicos e auxiliares, totalizando 455 profissionais. Desenvolvida em cinco etapas que abordam a apresentação do estudo aos gestores, criação de fluxograma, desenvolvimento de aplicativo com a tecnologia da informação (TI), capacitações aos profissionais e monitoramento dos sinais vitais. A coleta de dados foi realizada mensamente, retrospectivamente, em prontuários eletrônicos de 6.969 pacientes, durante o período de setembro de 2019 a agosto de 2020. A análise dos dados foi inicialmente descritiva e depois inferencial, para verificar a confiabilidade, considerando o p-valor < 0,05.

RESULTADOS: O “PAINEL MEWS” desenvolvido pela TI trouxe benefícios com a compilação dos dados e possibilitou um ciclo de melhoria para aferição dos sinais vitais, proporcionou melhoria significativa com a capacitação de 30,7% dos profissionais e apresentou uma melhoria relativa de 35% na aferição da frequência respiratória, 45% na frequência cardíaca, 20% na temperatura e 34% na aferição de todos os sinais vitais.

CONCLUSÃO: A participação da TI foi fundamental na criação do painel para a compilação dos dados, viabilização da aplicação do ciclo de melhoria em toda a MEJC na aferição dos sinais vitais. A pandemia da COVID-19 provocou muitos afastamentos e suspensão das atividades educativas, prejudicando a continuidade dessas intervenções efetivas. O processo de implantação foi desafiante por necessitar da participação de diversos atores, de equipamentos para visualização do painel pelos profissionais e da efetiva implantação do MEWS para possibilitar a diminuição da morbidade grave na MEJC.

Presidente - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Interna - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES