AVALIAÇÃO E MELHORIA DO ACOLHIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Acolhimento; Atenção primária a saúde; Avaliação de serviços de saúde; Melhoria de Qualidade.
Objetivo: avaliar o nível de qualidade do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e verificar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade numa unidade básica de saúde, localizada no município de Guarabira/PB. Para isto foram utilizados cinco critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria. As amostras para cada critério (n=60) foram selecionadas de forma aleatória simples. Realizou-se o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério. A significância estatística foi verificada através do teste Z. Os dados da primeira avaliação foram coletados em janeiro e reavaliados em julho de 2018, utilizando um instrumento com questões semiestruturadas, por meio de entrevista com usuários classificados como demanda espontânea. Resultados: verificou-se que dos cinco critérios de qualidade analisados, um teve significação estatística entre as avaliações, outro teve melhoria absoluta de 5%, dois permaneceram estáveis e um piorou. Conclusão: o nível de cumprimento dos critérios de qualidade do acolhimento a demanda espontânea foi positivo na segunda avaliação, com exceção do critério três. A realização do ciclo de melhoria da qualidade se mostrou eficaz como método de gestão da qualidade.