Banca de DEFESA: EDUARDO QUEIROZ DA CUNHA

DISCENTE : EDUARDO QUEIROZ DA CUNHA
DATA : 26/09/2018
LOCAL: DSC

CICLOS DE MELHORIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALERTA PRECOCE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Cuidados Críticos; Segurança do paciente; Gestão da qualidade; Melhoria da qualidade

No ambiente hospitalar, a complexidade da assistência e a heterogeneidade dos cuidados dificulta a identificação adequada de paciente potencialmente grave. A instituição dos escores de alerta precoce permitem o redirecionamento do paciente em deterioração para um ambiente adequado de cuidado e monitorização. Objetivos: Implementar o National early warning score (NEWS) num cenário hospitalar universitário por meio do uso dos ciclos de melhoria. Metodologia: Estudo quase-experimental, na qual o NEWS foi implementado na enfermaria de doenças cardiovasculares de um hospital universitário, no período de dezembro de 2017 a junho de 2018. Foram realizados três ciclos de melhoria, a partir da capacitação da equipe médica e de enfermagem. Oito indicadores foram analisados para avaliar a adequação do processo. Teste Z unilateral foi utilizado para analisar o efeito das intervenções e foram calculados os valores de melhoria absoluta e relativa. Os dados de não-cumprimento das avaliações subsequentes foram analisados por meio de um gráfico antes-e-depois de Pareto. Resultados: Um total de 86 profissionais foram treinados. Quatro dos oito critérios obtiveram adesão acima de 95% e dois critérios com melhora significante antes e depois da intervenção (P<0,05). Houve uma redução de 42,2% no número de não conformidades na terceira e última avaliação após a intervenção (P=0,017). O número de cumprimentos totais dos indicadores ao final foi de 75,2%. Conclusões: Ferramentas de melhoria da qualidade, em particular os ciclos de melhoria, podem ser utilizadas para implementar um sistema de alerta precoce, garantindo assim uma maior segurança na assistência ao paciente internado e com possibilidade de deterioração clínica.

Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interno - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM