Banca de DEFESA: CARLOS ALEXANDRE DE SOUZA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ALEXANDRE DE SOUZA MEDEIROS
DATA : 05/08/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN
TÍTULO:

Efeitos de um ciclo de melhoria na qualidade da prescrição e administração de medicamentos em um hospital público brasileiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Erros de medicação; Segurança do paciente; Gestão da qualidade.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A segurança do paciente é considerada um dos principais itens na avaliação de qualidade dos serviços e ao mesmo tempo é um desafio para os profissionais de saúde. Evitar a ocorrência de eventos adversos durante a terapia medicamentosa torna-se de extrema importância na prestação de uma assistência mais segura. Por ser um dos mais importantes meios de comunicação entre a equipe e consequentemente apresentar uma alta incidência de erros, os processos de prescrição e administração de medicamentos possuem grande relevância, sendo imprescindíveis para manutenção e melhoria da qualidade de prestação de serviços em ambientes hospitalares. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de um ciclo de melhoria na qualidade das prescrições e na administração de medicamentos em um hospital público brasileiro.  O estudo foi desenvolvido através de um desenho quase-experimental, antes-depois, em um hospital de referência em doenças infectocontagiosas no Estado do Rio Grande do Norte-RN, Brasil. Para avaliação do nível de qualidade de prescrição e administração de medicamentos foram selecionados aleatoriamente prontuários de pacientes internados e considerados 12 critérios de qualidade desenvolvidos, elaborados previamente por um grupo de especialistas. A avaliação inicial revelou deficiência no nível de qualidade em 11 critérios e após o planejamento e a aplicação de uma intervenção estruturada obteve-se melhora significativa nos critérios relativos à presença de rasuras, capacitação da equipe de enfermagem e prática dos nove certos na administração de medicamentos (p<0,05) e nos dois critérios sobre a completitude da prescrição (p<0,001). Com base nestes resultados, podemos concluir que apesar das dificuldades enfrentadas durante a intervenção planejada, o ciclo de melhoria atingiu o seu objetivo de forma significativa em quase metade dos critérios avaliados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HELAINE CARNEIRO CAPUCHO - EBSERH
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 25/07/2016 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao