Aplicação de um Ciclo de Melhoria para uma Correta Identificação do Paciente
Sistema de identificação do paciente. Segurança do Paciente. Melhoria da Qualidade
Objetivo
Avaliar o nível de cumprimento de identificação do paciente, identificar quais critérios possuem maior representatividade no número total de falhas, definir e implementar ações preventivas e corretivas para melhoria na identificação do paciente e reavaliar o ciclo de melhoria.
Método
Este ciclo de melhoria transcorreu no complexo hospitalar da Liga Contra o Câncer, através da avaliação de 7 critérios da qualidade inerentes a identificação do paciente. Estes, foram analisados quanto sua validade e confiabilidade pelo índice KAPPA. A amostragem foi sistemática e aleatória simples, com avaliação retrospectiva e observação direta. A partir da primeira avaliação foi elaborado o diagrama de afinidades, ordenando e sistematizando a intervenção para melhoria da qualidade. Para identificar o nível de cumprimento foram calculados a estimação pontual e o intervalo de confiança (95%). Para comparar as avaliações e analisar a efetividade do ciclo de melhoria foi estimado a melhoria absoluta, relativa e a significação estatística pelo teste de valor Z unilateral (p ≤ 0,05).
Resultados
A avaliação inicial revelou índices variados de cumprimento dos critérios de qualidade. Os de identificação do leito e identificação por pulseira não foram atingidos. A identificação de prontuários e identificação da solicitação de exames apresentaram níveis de cumprimento entre 20% a 30%, a identificação das solicitações de hemocomponentes e peças de anatomopatológico cumpriram de 50% a 60%, a identificação dos exames de imagem cumprimento acima de 80%.