Banca de QUALIFICAÇÃO: JÔNATAS RODRIGUES ALVES

DISCENTE : JÔNATAS RODRIGUES ALVES
DATA : 31/01/2020
LOCAL: IMD-CIVT B206

Protegendo a privacidade do paciente utilizando técnicas de anônimização

Anonimização, Dados de Saúde, Privacidade

O processamento e compartilhamento de dados de saúde tem se tornado parte vital dos sistemas de saúde modernos, permitindo de melhorias nos serviços prestados aos pacientes até o suporte a pesquisas científicas relevantes. Apesar destes benefícios, o compartilhamento inapropriado e uso descontrolado destas informações podem afetar diretamente a privacidade dos pacientes envolvidos. Assim, sistemas de processamento e compartilhamento de dados sensíveis de saúde devem respeitar altos padrões de segurança e privacidade, incluindo mecanismos que permitam garantir que todos os requisitos éticos e legais sejam satisfeitos. A anonimização é um destes mecanismos e permite garantir que não seja possível a direta identificação do paciente a partir de um dado específico. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma arquitetura de anonimização que permita preservar a privacidade dos pacientes em um ambiente de cuidados de saúde, considerando dados de saúde sensíveis que serão acessados por diferentes partes e armazenados em diferentes bases de dados distribuídas. A solução deve garantir a anonimidade dos registros médicos, mas permitir que as informações relacionadas ao paciente, ainda que armazenadas de forma distribuída e anônima, possam ser reunidas de forma eficiente em um único prontuário eletrônico do paciente com a identidade do paciente, sempre que necessário e devidamente autorizado. Como estudo de caso, a solução proposta será aplicada no contexto da plataforma SigSaúde, atualmente em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Presidente - 2266415 - SILVIO COSTA SAMPAIO
Externo ao Programa - 1054235 - DANILO CURVELO DE SOUZA