Banca de DEFESA: JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA

DISCENTE : JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA
DATA : 21/12/2018
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

PlayEduc: um framework conceitual para desenvolvimento de jogos educacionais digitais

Jogos Digitais; Educação; Framework; Desenvolvimento.

Pesquisas apontam que quase metade dos jovens que estão fora da escola no Brasil se encontram nesta situação por falta de interesse e motivação. Assim, o país tem como grande desafio a criação de condições para que a escola se modernize e volte a cativar os jovens. Atentos a esta problemática da necessidade de renovação do sistema de ensino, muitos educadores estão buscando colocar em prática a utilização de metodologias e instrumentos de apoio a aprendizagem mais contemporâneos, sendo os jogos educacionais digitais um deles. No entanto, muitos desses jogos não têm se mostrado eficientes, tanto no quesito pedagógico quanto em jogabilidade, resumindo-se em atividades de fixação de conteúdo meramente apresentadas de forma digital. A essa problemática adiciona-se a escassez de metodologias de desenvolvimento especializadas para quem deseja construir o seu próprio jogo educacional digital. Diante desta realidade, apresentamos o PlayEduc, um framework fundamentado nas áreas da psicologia, pedagogia e design, idealizado para apoiar processos de desenvolvimento de jogos educacionais digitais. Utilizando elementos essenciais de cada uma dessas áreas, o framework guiará o usuário no processo de construção de soluções mais eficazes: jogos que trabalhem bem um conteúdo educacional sem perder a qualidade no aspecto do entretenimento. A validação do framework PlayEduc foi efetuada nos seguintes cenários: (1) na construção de um documento de game design de um jogo educacional digital; (2) no processo de desenvolvimento de um jogo educacional digital; e (3) no desenvolvimento de quests de jogos educacionais do tipo MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game).

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS