Banca de DEFESA: ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA

DISCENTE : ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA
DATA : 13/12/2018
LOCAL: Sala B204 do Instituto Metrópole Digital

Quest Design Canvas: Um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG

Jogos Digitais; Role-Playing Games; Quests; Canvas.

Desde os primórdios da civilização, o ser humano sempre foi fascinado por jogos devido a serem divertidos. Nas últimas décadas, os jogos digitais têm se tornado populares, principalmente para os jovens em idade escolar. Dentre os gêneros de jogos digitais disponíveis no mercado atualmente, o RPG (do inglês Role-Playing Game) tem chamado a atenção, pois seus títulos estão há vários anos na lista dos mais vendidos. Isso se dá devido a muitas de suas características como personalização e progressão de personagem, interação com um mundo novo e fictício e a resolução de problemas deste mundo. Dentro deste cenário encontramos o conceito de quest, que é uma saga histórica (ou parte dela) com tarefas dadas ao jogador que devem ser realizadas para a conclusão do jogo ou para evolução da narrativa. Na tentativa de facilitar o processo de criação de quests, este trabalho propõe uma metodologia chamada Quest Design Canvas, que permite uma produção mais rápida e com etapas de processo criativo bem definidas, a fim de obter uma linha narrativa inserida em um conjunto de missões dentro de um mapa mental. Assim, pretende-se facilitar a produção de jogos deste gênero, sejam eles de propósito educacional, motivacional ou até promocional. A título de validação, a metodologia proposta foi empregada na produção de quests para um jogo de gênero RPG massivo multiplayer online (MMORPG), chamado UFRN: The Video Game, que está sendo desenvolvido com o objetivo gerar forte impacto social.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Externo ao Programa - 1943721 - ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
Externo à Instituição - GILSON SCHWARTZ - USP