Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA

DISCENTE : ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA
DATA : 21/06/2018
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

Quest Design Canvas: Um modelo de criação de quests para jogos digitais estilo RPG

Jogos Digitais; Role-Playing Games; Quests; Canvas.

Desde os primórdios da civilização, o ser humano sempre foi fascinado por jogos devido a serem divertidos e uma ótima maneira de entretenimento. Nas últimas décadas, os jogos digitais têm se tornado populares, principalmente para os jovens em idade escolar. Dentre os estilos de jogos digitais disponíveis no mercado atualmente, o RPG (do inglês Role-Playing Game) tem chamado a atenção, pois seus títulos estão há vários anos na lista dos mais vendidos. Isso se dá devido a várias de suas características como personalização e progressão de personagem, interação com um mundo novo e fictício e a resolução de problemas deste mundo. Dentro deste cenário encontramos o conceito de quests, que são as missões dadas ao jogador que devem ser realizadas para a conclusão do jogo ou para evolução da história. Na tentativa de facilitar o processo de produção de quests, este trabalho propõe uma metodologia chamada Quest Design Canvas, que permite uma produção mais rápida, com etapas de processo criativo bem definidas a fim de obter uma linha narrativa inserida em um conjunto de missões dentro um mapa mental. Assim, pretende-se facilitar a construção deste gênero de jogos, que sejam eles de propósito educacional, introspectivo ou até promocional. A título de validação, a metodologia proposta será utilizada na produção de quests para um jogo estilo RPG massivo multiplayer online (MMORPG) chamado UFRN: The Video Game, através da utilização de um modelo de tarefas baseado no conceito das múltiplas inteligências de Howard Garder.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS