O USO DO E-MAIL COMO GÊNERO E COMO AMBIENTE DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Produção. Interação. Linguagem. Sequência didática. E-mail.
Em vista da necessidade do desenvolvimento de letramentos digitais na sociedade atual, necessários à produção de textos em ambientes virtuais em diversas situações de interações sociais – pessoais ou profissionais –, a escola deve incorporar, de forma consciente e por meio de práticas linguísticas adequadas, o uso de ferramentas digitais e suas linguagens semióticas com o objetivo de preparar os alunos para atuarem em situações diversas comunicação. A partir dessas considerações, propomos este trabalho com o objetivo geral de desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica visando ao desenvolvimento do letramento digital de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir do gênero e-mail. A proposta foi desenvolvida para ser aplicada posteriormente, tendo como base teórica para sua construção os estudos sobre sequência didática em Dolzs e Scheneuwly (2004). A fundamentação teórica para o nosso trabalho se sustenta em Marcuschi (2008; 2010), Bakhtin (2020), Koch (2018) e Adam (2008) no que se refere aos estudos dos gêneros; Marcuschi (2008) e Paiva (2010) no que se refere ao e-mail enquanto gênero e ambiente digital; e Antunes (2010; 2017) no que se refere à importância do texto em sala de aula. Por sua vez, baseamo-nos em Coscarelli (2016) e Ribeiro (2018) quanto ao uso de tecnologias para aprender a escrever. Sobre letramento, buscamos embasamento sobretudo em Soares (2022), Rojo (2019), Kleiman (2016) e Ribeiro (2017). A abordagem metodológica exploratória e qualitativa foi adotada no desenvolvimento do estudo.