A ESCRITA PROCESSUAL E A METODOLOGIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Projeto de Letramento. Gêneros Discursivos. Escrita Processual. Pesquisa-ação.
Os Projetos de Letramento caracterizam-se por enfatizar atividades envolvendo a leitura e a escrita como práticas sociais, além de se constituírem estratégias didático pedagógicas capazes de promover a articulação entre os conteúdos curriculares estabelecidos como foco no processo de ensino-aprendizagem às situações sócio históricas e culturais do aluno, ressiguinificando-os. Assim sendo, objetivo deste trabalho é analisar a contribuição desta metodologia para a melhoria das práticas de escrita de alunos de uma turma do 7º ano que apresenta um grau elevado de dificuldade em atividades de leitura e de produção textual. Teoricamente, adotamos como referências os aportes dos Estudos do Letramento como prática social (KLEIMAN, 1995; 2001; 2005; 2009; ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012; SOARES,1998; 2003; TFOUNI, 1995), inclusive dos pressupostos alusivos aos Projetos de Letramento (OLIVEIRA;TINOCO; SANTOS, 2011). Para embasar a abordagem dos gêneros como artefatos em eventos e práticas de letramento, lançamos mão dos aportes de Bakhtin, (2011); bem como a concepção de escrita uma atividade processual fundamentada nos postulados de Passarelli (2004; 2012). Em termos metodológicos, a investigação proposta estabelece-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e segue orientações da abordagem qualitativa de dados (BODGAN; BIKLEN,1982). Os resultados apontam para a relevância da implementação do Projeto de Letramento em termos de aprimoramento do desempenho dos alunos no tocante à leitura e à produção escrita de gêneros discursivos propostos.