Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARINA SOUTO EVANGELISTA

DISCENTE : ANA KARINA SOUTO EVANGELISTA
DATA : 05/09/2017
LOCAL: Auditório C

Ensino articulado. PCNs. Metamorfoses. Práticas de linguagem.

"Metamorfoses: aperfeiçoando a leitura e a produção de textos através da literatura clássica" é uma dissertação de mestrado profissional em letras que consiste em uma proposta de ensino para os nonos anos do Ensino Fundamental, articulando as três práticas de linguagem (prática de leitura, prática de produção de texto e prática de análise linguística) a partir de oito mitos da obra Metamorfoses de Ovídio. Essa proposta surgiu após observarmos e refletirmos sobre práticas de ensino tradicionais de Língua Portuguesa no cotidiano de algumas salas de aulas e a questão da leitura e da escrita, como o eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar; por isso tentaremos, através de uma proposta de ensino integrado entre leitura, gramática e produção de texto, potencializar o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Entendemos também que dominar a leitura e a escrita é fundamental para que os discentes possam progredir nas diversas práticas sociais que realizam, conforme asseguram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). Esta pesquisa, interpretativista e interventiva, tem como sujeitos os alunos do nono ano, da turma A, da Escola Municipal Jornalista Rubens Manoel Lemos e seu objetivo principal é contribuir para a formação de leitores e escritores proficientes a partir do contato com a mitologia clássica. Nela, a metodologia utilizada para o ensino-aprendizagem articulado é o procedimento “Sequência didática”, sugerido pelos pesquisadores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Também fundamentam teoricamente esta pesquisa e intervenção, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Bakhtin (2003), Antonio Candido (1995), Ingedore Koch (2002) e outros teóricos das diferentes práticas de linguagem.

Presidente - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA