Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE MEDEIROS DA NÓBREGA

DISCENTE: ELIANE MEDEIROS DA NÓBREGA
DATA: 21/08/2014
LOCAL: Auditório C

OPERAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS EM RELATOS RETEXTUALIZADOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Crítica genética; operações linguístico-discursivas; relatos;Ensino de Língua Materna.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

O presente trabalho  é dedicado a identificar, descrever, analisar e interpretar na perspectiva da Análise Textual Discursiva, as operações linguísticas de reescritura, em relatos pessoais produzidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2014, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola pública situada no município de Parnamirim, no RN. Através da Crítica Genética, esta pesquisa busca analisar de que maneira e em que proporção as alterações ocorridas nos textos revelam uma capacidade perceptiva nos alunos na medida em que substituem, ampliam, retiram ou deslocam termos em seus textos. Na perspectiva pragmática na qual a Linguística textual se insere é que buscaremos desenvolver nossa análise, analisando os textos e compreendendo-os enquanto processo de construção de sentido, buscando avaliar como se dá o processamento textual, bem como de que maneira é possível contribuir com um melhor ensino de Língua Portuguesa em sala de aula, principalmente em relação às atividades de produção textual escritas, na medida em que o aluno passe a refletir sobre a sua escrita e possa julgar quais as operações linguísticas poderão contribuir em seu texto.

Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externo ao Programa - 349707 - LUIS ALVARO SGADARI PASSEGGI
Externo ao Programa - 2226795 - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA
Externo à Instituição - LIDIANE DE MORAIS DIÓGENES BEZERRA - UERN