Banca de DEFESA: IVANCIL TIBÚRCIO CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANCIL TIBÚRCIO CAVALCANTI
DATA : 01/12/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)
PAPÉIS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E O INVESTIMENTO CORPORATIVO

Governança Corporativa; Conselho de Administração; investimento corporativo; ativos imobilizados; controle interno; eficiência do investimento.

A presente tese respondeu a três objetivos principais, desenvolvidos na forma de três artigos interconectados, que utilizaram os papéis exercidos pelos Conselhos de Administração (CAs) de empresas do segmento básico de Governança Corporativa da B3 Brasil Bolsa Balcão S.A como variável explicativa. A determinação dos papéis foi inferida por uma análise de conteúdo de 2.394 decisões contidas nas Atas de Reuniões do Conselho de Administração (CA), no período de 2014–2018, com base na classificação proposta por Schwartz-Ziv e Weisbach (2013). O primeiro objetivo observou que os papéis, gerencial e de supervisão, exercidos de forma predominante pelo CA afetaram a taxa de investimento corporativo em ativos imobilizados, identificando que esses papéis se relacionaram, significativa e distintivamente, com a referida taxa; o gerencial a afetou positivamente, e o de supervisão, negativamente, sugerindo que a atuação gerencial do CA estimula o investimento devido ao foco na Gestão, enquanto o de supervisão o inibe. Nesse sentido, o trabalho aprofundou a análise para identificar se o incremento ou a redução do nível de investimento foram acompanhados pela melhoria da eficiência do investimento (EI). Assim, o segundo objetivo investigou se a predominância de cada papel se relacionou com a EI, visto que a melhoria dela é obtida pela redução da assimetria de informações e dos conflitos de agência — função atribuída ao Conselho de Administração pela Teoria da Agência (TA). Os resultados reportam que Conselhos gerenciais estão associados à diminuição da ineficiência relacionada ao subinvestimento, enquanto, nos Conselhos de supervisão, ocorre o contrário. Também, observou-se que nenhum dos dois papéis se associou, significativamente, à redução da ineficiência global e ao sobreinvestimento, sugerindo que, nas empresas da amostra, a forma de atuação do CA foi indiferente para explicar o sobreinvestimento, por isso não se pôde argumentar que os dois papéis estariam associados ao aumento ou à diminuição do excesso de investimento motivado por conflitos de agência (empire building, excesso de confiança etc). Por sua vez, o terceiro objetivo analisou o investimento permanente em participações em outras empresas, uma vez que maiores desembolsos nesse tipo de investimento aumentariam o número de empresas controladas e coligadas do grupo empresarial, elevando os problemas de agência e a dificuldade de monitoramento pelo elevado número de transações entre as companhias do grupo, exigindo mais do CA. Com base nisso, foi testada a hipótese de que a predominância do papel de supervisão está associada à diminuição do número de empresas do grupo devido ao foco no monitoramento. Os dados reportaram que as holdings da amostra, com papel predominantemente gerencial do CA, tiveram, estatisticamente, uma mediana de empresas controladoras/coligadas maior e distinta do que aquelas cujo papel foi de supervisão, porém, a predominância desse papel não foi associada, significativamente, à redução do número de subsidiárias. A análise documental, também, indicou que o papel gerencial ocorreu com maior frequência, e a maioria das decisões tomadas foram sobre questões “financeiras” e “formais” ou relacionadas à área de “pessoal e benefícios”. Nenhum dos papéis tiveram relação com uma maior participação de investidores institucionais na sala do Conselho.

Presidente - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE