Banca de DEFESA: LEONARDO MEDEIROS MARTINS

DISCENTE : LEONARDO MEDEIROS MARTINS
DATA : 30/07/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/uct-appr-enr)

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA PROPOSIÇÃO DE VALOR PARA A ECONOMIA CIRCULAR À LUZ DO TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EM EMPRESAS DO SETOR DE GESTÃO DE RESÍDUOS E RECICLAGEM

Economia circular; Tecnologia da informação; Proposição de valor; Tripé da sustentabilidade; Abordagem sistêmica

A literatura sobre sustentabilidade aponta uma lacuna de estudos empíricos sobre o papel das tecnologias da informação (TI) na proposição de valor no âmbito da economia circular. Ao mesmo tempo, identifica-se uma escassez de pesquisas sobre como a abordagem sistêmica auxilia o entendimento das características da economia circular, sendo aqui representada por meio do tripé da sustentabilidade. Como base nesse contexto e tendo em vista a relevância do tema, o objetivo deste trabalho é investigar o papel das tecnologias da informação na proposição de valor de modelos de negócio inseridos na economia circular, sob uma abordagem sistêmica da sustentabilidade. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em duas etapas. A primeira foi uma pesquisa bibliográfica para revisão de literatura que teve como resultado o desenvolvimento de um framework conceitual para entendimento da economia circular sob o tripé da sustentabilidade. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa documental por meio da coleta de 62 documentos, entre matérias e relatórios empresariais, de 21 startups inseridas nos setores de gestão de resíduos e reciclagem. A análise temática foi a técnica escolhida para analisar os dados bibliográficos e documentais. Como resultado, tem-se um framework reconfigurado, o qual ficou evidenciado, dentre outros achados, que as funções de sensoriamento, monitoramento, conectividade e processamento podem incrementar o modelo de negócios para inovar setores tradicionalmente analógicos, principalmente através das tecnologias de internet das coisas, inteligência artificial, computação em nuvem e big data. Foi confirmado que a TI favorece uma proposição de valor pautada no uso eficiente ou substituição de recursos, a qual implica em efeito ambiental positivo. Por fim, aponta-se que é necessário construir a interação com os parceiros e participantes do negócio para apoiar e disseminar o valor do negócio da economia circular à esfera social.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externa à Instituição - GABRIELA FIGUEIREDO DIAS
Interno - 369.365.614-20 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ - UFRN
Externa à Instituição - PETRUSKA DE ARAÚJO MACHADO