PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de DEFESA: FABIO ALEXANDRE GONCALVES SILVA

DISCENTE: FABIO ALEXANDRE GONCALVES SILVA
DATA: 30/07/2013
LOCAL: DIMAP

STREAM-AP: Um Processo para Sistematizar a Escolha de Padroes Arquiteturais baseada em Requisitos Não Funcionais

Requisitos Não-Funcionais; Arquitetura de Software; NFR-Framework; Padrão Arquitetural.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Cada vez mais os sistemas computacionais precisam satisfazer requisitos não-funcionais. No entanto a satisfação destes requisitos exige uma atenção especial já que são requisitos que devem ser levados em consideração pelas arquiteturas de software que representam esses sistemas. Uma arquitetura de software inadequada introduz uma complexidade maior, além da complexidade intrínseca do sistema. Além disso, estudos mostram que apesar das atividades de engenharia de requisitos e de arquitetura de software atuarem em diferentes aspectos do desenvolvimento, é preciso executá-las de forma iterativa e entrelaçada para produzir sistemas computacionais satisfatórios. Com o objetivo de diminuir a lacuna existente entre requisitos de software e o desenvolvimento de uma arquitetura de software que reflita esses requisitos, foi proposto o processo STREAM. Ele consiste de uma abordagem sistemática que enfatiza os requisitos funcionais, sendo os não-funcionais usados de forma ad hoc. Entretanto, os requisitos não-funcionais normalmente impactam o sistema como um todo. Assim a maneira proposta pelo STREAM para fazer com que a arquitetura de software desenvolvida reflita os RNFs elicitados no modelo de requisitos é através do refinamento da arquitetura de padrões arquiteturais escolhidos a partir de requisitos não-funcionais. A escolha desses padrões é realizada de forma ad hoc. Com o objetivo de sistematizar a forma de escolha dos padrões arquiteturais esta dissertação propõe uma sistematização de escolha de padrões arquiteturais, a partir de requisitos não-funcionais racionalizados, que serão usados para refinar arquitetura de software.

Presidente - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Interno - 1754430 - LYRENE FERNANDES DA SILVA