PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de DEFESA: DANIEL ALENCAR DA COSTA

DISCENTE: DANIEL ALENCAR DA COSTA
DATA: 01/02/2013
LOCAL: Auditório do CCET

Avaliação da Contribuição de Desenvolvedores para Projetos de Software usando Mineração de Repositórios de Software e Mineração de Processos

Mineração de Repositórios de Software, Mineração de Processos, Avaliação de Projetos de Software

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Mineração de Repositórios de Software (MSR) é uma área que busca analisar repositórios de software em busca de informações relevantes para a pesquisa e para a prática na engenharia de software. As minerações buscam transformar informações estáticas de repositórios de software (sistemas de gerência de configuração e mudanças) em informações relevantes que auxiliam a tomada de decisão dentro do contexto de projetos de software. Por outro lado, a área de Mineração de Processos (MP) busca descobrir características dos processos que são utilizados em organizações para auxiliar na melhoria e documentação destes processos. Trabalhos recentes têm buscado utilizar as técnicas de MSR e de MP para realizar diversas análises na área de Engenharia de Software, tais como: (i) estudar a evolução dos projetos de software (ii) entender o processo de software real utilizado em um determinado projeto; e (iii) criar modelos de predições de defeitos. Contudo, poucos destes trabalhos buscam utilizar as técnicas de MP e MSR com o objetivo de analisar a contribuição de desenvolvedores na implementação de sistemas de software. Esta dissertação de mestrado propõe a condução de estudos experimentais que buscam avaliar a contribuição de desenvolvedores de software para projetos, através da utilização das técnicas de MSR e MP. A qualidade da contribuição dos desenvolvedores são avaliadas sob três diferentes perspectivas: (i) commits defeituosos; (ii) commits complexos; e (iii) resolução de bugs prioritários. Um projeto open-source e um projeto de uma empresa privada são avaliados através do uso das técnicas de mineração investigadas.

Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
Externo ao Programa - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO