Flow-Shop de Permutação Variante Total Flowtime: um Estudo Algorítmico
Flowshop, algoritmo heurístico, GRASp
A presente tese desenvolve um levantamento do estado da arte abordando os mais recentes algoritmos de solução para o Problema Flowshop de Permutação (PFP) e realiza a implementação computacional de alguns algoritmos da literatura selecionados dentre os mais eficientes existentes. Os algoritmos implementados possuem seu desempenho computacional verificado em conjuntos de casos teste propostos na literatura. O trabalho desenvolve dois novos algoritmos de solução para o problema, o primeiro baseado nas técnicas GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure) e o segundo baseado nas técnicas de nuvem de partículas (particle Swarm). Os dois algoritmos propostos são implementados computacionalmente e possuem seu desempenho computacional verificado em conjuntos de casos teste propostos na literatura. Os algoritmos selecionados da literatura então são comparados com os algoritmos propostos através de um experimento computacional estaticamente significativo de forma que conclusões sobre contribuições sejam inferidas com base nas evidências constatadas. Adicionalmente novas melhores soluções são relatadas para alguns casos teste da literatura.