PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: TIAGO SOUZA DOS SANTOS
DATA: 11/06/2012
LOCAL: Sala de Reuniões do DIMAp

Segmentação Fuzzy de Texturas e Vídeos

Segmentação Fuzzy, Fast-MOFS, funções de afinidade fuzzy, divergência de Kullback-Liebler, divergência Skew, fluxo óptico

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Processamento Gráfico (Graphics)

Em muitas aplicações faz-se necessário a subdivisão de imagens digitais em objetoss ou partes de objetos que tenham um conteúdo semântico relevante, determinando a forma e/ou a posição destes objetos para uma melhor interpretação das informações contidas na imagem. Este processo  é denominado Segmentação de Imagens. Neste trabalho, nós estendemos o método de Segmentação Fuzzy para segmentação de v ídeos coloridos e a segmenta ̧ao de imagens com propriedades texturais. No primeiro problema, propomos uma metodologia híbrida na escolha dos canais de cores, dentre vários modelos de cores, que serão utilizados pelo algoritmo para a extração das imagens as informações necessárias para a realização da segmenta ̧ao. Já na segmentação de imagens com propriedades texturais, buscamos tornar o algoritmo mais adaptativo às propriedades de textura dos objetos envolvidos na segmentação. Para isso, utilizamos as medidas de divergência de Kullback-Liebler e Skew para efetuar a comparação entre distribuições de vizinhanças de diferentes spels, bem como para o cálculo automático da escala associada com cada textura. Experimentos em imagens e vídeos sintéticos e reais são mostrados para validar os métodos propostos.

Presidente - 2177445 - BRUNO MOTTA DE CARVALHO
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Interno - 2497950 - SELAN RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/05/2012 17:04