PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de DEFESA: DANIEL CUNHA DA SILVA - (Retificação)

DISCENTE: DANIEL CUNHA DA SILVA

DATA: 17/02/2011

LOCAL: Superintendencia de Informatica

: MoSAC: Um Módulo para Seleção de Configurações Arquiteturais Baseado em Critérios de QoS no Contexto de Sistemas Distribuidos Autoadaptativos

componente, configuraçãoo arquitetural, seleçãoo, metamodelo, critérios de QoS.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

O processo para a escolha dos melhores componentes a serem usados na construção de sistemas tem se tornado cada vez mais complexo; isso se torna mais crítico quando precisamos considerar várias combinações de componentes a serem escolhidos no contexto de uma configuração arquitetural. Essa preocupação ocorre, principalmente, quando lidamos com sistemas que envolvem requisitos críticos, como por exemplo, as restrições temporais nos sistemas multimídia distribuídos, a largura de banda da rede nas aplicações móveis ou até mesmo a confiabilidade em sistemas de tempo real. Este trabalho propõe um processo de seleção dinâmica de configurações arquiteturais baseado nos critérios de QoS do sistema, os quais poderão ser utilizados durante uma adaptação dinâmica. A presente proposta utiliza a teoria MAUT (Multi-Attribute Utility Theory) para a tomada de decisão a partir de um conjunto finito de possibilidades, as quais envolvem múltiplos critérios a serem analisados. Adicionalmente, foi proposto um metamodelo capaz de descrever as necessidades da aplicação, em termos de critérios de QoS e seus respectivos valores esperados, para que as mesmas possam ser interpretadas pelo processo a fim de realizar a seleção da configuração desejada. Como prova de conceito, foi implementado um módulo que realiza a escolha dinâmica das configurações, o MoSAC. Esse módulo foi implementado utilizando a abordagem de desenvolvimento baseado em componentes (DBC) realizando a seleção das configurações arquiteturais baseado no processo de seleção proposto neste trabalho envolvendo múltiplos critérios de QoS. Esse trabalho também apresenta um estudo do caso onde foi desenvolvido uma aplicação no contexto de TV Digital para avaliar o tempo que o módulo gasta para retornar uma configuração válida a ser utilizada em um middleware com características autoadaptativas; para isso foi utilizado o middleware AdaptTV.

Presidente - 350518 - ADILSON BARBOZA LOPES
Interno - 1149392 - JAIR CAVALCANTI LEITE
Externo à Instituição - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/01/2011 10:55