PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL JULLIAN OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL JULLIAN OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA : 31/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

 Um Framework para correção sistematizada de Requirements Smells atraves de de Técnicas de Refatoração  



PALAVRAS-CHAVES:

 Especificação em Linguagem Natural, Requirements Smells, Critérios de Qualidade, Técnicas de Refatoração



PÁGINAS: 90
RESUMO:

Especificação de Requisitos em Linguagem Natural é um tipo comum de documentação usada no desenvolvimento de sistemas, para conter informações sobre requisitos. A qualidade destas informações são importantes para o sucesso de atividades, no   desenvolvimento de sistemas, e no próprio gerenciamento dos requisitos. Porém, a Linguagem Natural pode levar a ambiguidade e outros defeitos que acabam comprometendo Critérios de Qualidade para as informações sobre os requisitos, como entendimento, clareza, completude entre outros.


Um conjunto destes defeitos estruturais foram estudados por Henning Femmer e nomeados como Requirements Smells. As Requirements Smells são anomalias relacionadas com problemas na escrita de requisitos usando Linguagem Natural. Além disso, estas anomalias podem ocorrer em qualquer template de Especificação em Linguagem Natural. Contudo, apesar da literatura conter uma expressiva quantidade de estudos sobre o comportamento e relação da Requirements Smells com a qualidade dos requisitos, não existem estudos sobre formas de correção sistematizada em Requirements Smells e de como estas correções podem ajudar a restaurar/alcançar os Critérios de Qualidade para requisitos especificados em Linguagem Natural. 


O objetivo deste trabalho, consiste no desenvolvimento de um conjunto de correções sistematizadas, entituladas de Técnicas de Refatoração, para corrigir Requirements Smells e ajudar para alcançar os Critérios de Qualidade. As Técnicas de Refatoração, serão desenvolvidas seguindo a estrutura sugerida por Martin Fowler, um dos autores pioneiros em refatoração de código. Experimentos serão realizados com participantes que irão revisar requisitos e identificar Requirements Smells e na correção destes requisitos usando as Técnicas de Refatoração propostas. Para isso, um conjunto com 33 Histórias de Usuários infectadas por Requirements Smells serão disponibilizadas aos usuários. Ao final, estes responderão questionários cujas informações serão analisadas e compreendidas. Espera-se que as Técnicas de Refatoração desenvolvidas possam ser eficazes na correção e alcance dos Critérios de Qualidade e se tornem mais uma solução alternativa para a correção de Requirements Smells.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo à Instituição - RICARDO ARGENTON RAMOS - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 17:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao