PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO ALEXANDRE DE FARIAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANO ALEXANDRE DE FARIAS SILVA
DATA : 08/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto (Google Meet)
TÍTULO:

GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE HARDWARE CONCORRENTE VERIFICADO


PALAVRAS-CHAVES:

Métodos Formais. CSP. VHDL. Geração de Código.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A complexidade de desenvolvimento e análise é inerente a sistemas de modo geral, principalmente a sistemas concorrentes. Quando trabalhamos com sistemas críticos isso se torna bem mais evidente, pois uma inconsistência geralmente está associada a um alto custo. Assim, o quanto antes conseguirmos identificar uma inconsistência no projeto de um sistema e removê-la, menor será seu custo. Por este motivo, é comum a utilização das mais variadas estratégias para diminuir a dificuldade e os problemas enfrentados neste processo. Uma dessas estratégias é a utilização de métodos formais, que podem utilizar álgebra de processos para especificação e análise de sistemas concorrentes, melhorando a compreensão do projeto e  possibilitando a identificação de possíveis inconsistências ainda nas etapas iniciais do projeto,  garantindo a precisão e correção do sistema especificado.

Este trabalho apresenta uma proposta de tradução dos operadores da álgebra de processo CSP para a linguagem de descrição de hardware VHDL. CSP é uma linguagem que nos permite realizar uma descrição formal de um sistema concorrente. VHDL é uma linguagem de descrição de hardware que pode ser compilado em uma placa de FPGA.

Nossa proposta de tradução é exemplificada por um estudo de caso de um sistema inteligente para controle de elevadores. Apresentamos sua especificação formal em CSP e em seguida sua tradução para um código VHDL, o qual sintetizamos em uma placa de FPGA. 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1639701 - MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Interno - 2114893 - CARLOS ALBERTO OLARTE VEGA
Interna - 1882699 - MONICA MAGALHAES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 30/04/2021 16:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao