PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DE ALMEIDA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO DE ALMEIDA MELO
DATA : 27/02/2019
LOCAL: B321/IMD
Vai além do Desafio! Investigando os aspectos que atraem a participação em eventos curtos e colaborativos de desenvolvimento de software

Motivação, hackathons industriais, Game Jams.

Eventos curtos e colaborativos de desenvolvimento de software, como hackathons game jams, estão se tornando cada vez mais populares. Nesses eventos os participantes enfrentam o desafio de trabalhar em equipes e criar protótipos funcionais de soluções normalmente temáticas em curto período de tempo, usando tipicamente entre um e três dias. No entanto, ainda existem poucas evidências na literatura sobre o que atrai pessoas para esses eventos. Assim, está tese tem como objetivo investigar por que as pessoas participaram voluntariamente desses tipos de evento, ou seja, quais são as suas motivações e prioridades para a participação nesses eventos. Para isto, foram realizadas duas fases de pesquisa, uma utilizando entrevistas com participantes de dois hackathons industriais e outra apoiada por um \textit{survey} aplicado em larga escala com participantes de uma game jam de escala Global. O primeiro estudo consiste em um estudo exploratório que foi realizado em dois hackathons organizados por uma empresa de grande porte da área de TI. Através de entrevistas com os participantes desses eventos descobriu-se quatro conjuntos principais de aspectos motivacionais que influenciam as pessoas a participar dos hackathons, são eles: motivação técnica, social, pessoal e de negócios. As motivações técnicas correspondem à aquisição de conhecimentos técnicos e práticos, enquanto os sociais estão relacionados às expectativas de interação entre os participantes durante e após o evento. Motivações pessoais estão associadas a um senso de autonomia e prazer na atividade. Por último, as motivações de negócios incluem a possibilidade de divulgar o trabalho e no estabelecimento de parcerias. Na segunda fase da pesquisa foi realizado um estudo explanatório que, além de investigar os fatores motivacionais dos participantes e mostra a influência relativa que os dados demográficos exercem sobre as motivações dos participantes. Identificou-se, por exemplo, que os desenvolvedores indie são os mais influenciados por motivações sociais, enquanto os estudantes e hobbyists são os menos, eles preferem favorecer oportunidades para aprimoramento de habilidades técnicas. Aliado a isso, quando o nível de escolaridade aumenta, o nível de motivação técnica diminui e o de motivação social aumenta. Como implicações para a teoria, este trabalho apresenta um framework conceitual que contribui para uma compreensão mais ampla sobre os aspectos motivacionais que influenciam a participação das pessoas em eventos colaborativos de desenvolvimento de software. Além disso, é disponibilizado um conjunto de implicações organizacionais para auxiliar organizadores a tornarem os eventos mais atrativos e satisfatórios para os participantes. Por fim, também são discutidas implicações ao design que podem derivar-se dos resultados deste estudo.

Presidente - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Interno - 1644456 - UIRA KULESZA
Externo à Instituição - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/02/2019 15:46