Problema de Planejamento para Produção de Recursos
Modelos de Otimização, Otimização Multiobjetivo, Jogos de Estratégia em Tempo Real, Planejamento de Projeto
Jogos de estratégia em tempo real (RTS) apresentam muitos desaos para a criação de
inteligências articiais. Um destes desaos é criar um plano de ações efetivo dentro de
um dado contexto. Um dos jogos utilizados como plataforma para criação de game AIs
competitivas é StarCraft. Estas game AIs tem tido diculdade em se adaptar e criar
bons planos para combater a estratégia inimiga. Neste trabalho, um novo modelo de
escalonamento de tarefas é proposto modelando os problemas de planejamento em jogos
RTS. Este modelo consiste em resolver um problema multi-objetivo que satisfaz restrições
baseado em um sistema, a partir estado inicial até atingir uma determinada estratégia. O
sistema possui recursos, tarefas e eventos cíclicos que traduzem as características do jogo
em um caso do problema. O estado inicial contém as informações sobre os recursos, tarefas
incompletas e eventos ativos. A estratégia dene quais recursos maximizar ou minimizar
e quais restrições são aplicadas aos recursos, bem como o horizonte de projeto. Dois
algoritmos para criação de soluções são introduzidos, um baseado em pesos para diferentes
necessidades e outro baseado no algoritmo colônia de formigas. Dois otimizadores NSGAII e o ACO multiobjetivo são comparados em casos baseados em problemas reais de
StarCraft.