PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de DEFESA: LEANDRO DE ALMEIDA MELO

DISCENTE: LEANDRO DE ALMEIDA MELO
DATA: 22/02/2016
LOCAL: B321 - IMD/CIVT

Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais

Desenvolvimento Colaborativo de Software, Trabalho em equipe, Habilidades transversais, Ensino de Ciência da Computação e Engenharia de Software, Desenvolvimento de software, Projetos acadêmicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Nesse contexto, uma segunda pesquisa de natureza quantitativa foi realizada com o objetivo mapear habilidades transversais dos alunos a um conjunto de indicadores que podem ser extraídos a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais indicadores visam auxiliar o professor no acompanhamento de habilidades transversais, tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança, resolução de problemas e o ritmo de comunicação durante projetos. Para isto, uma abordagem de avaliação por pares foi aplicada em uma turma de desenvolvimento colaborativo do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa pesquisa apresenta um estudo de correlação entre os scores das habilidades transversais dos alunos e os indicadores baseados na mineração de repositórios de software. O objetivo da pesquisa é melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidas pela indústria de desenvolvimento de software.

Presidente - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Externo à Instituição - IGOR FABIO STEINMACHER - UTFPR