PPgSC/UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84)3342-2225/115 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgsc

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRINA CELIA BRASIL

DISCENTE: PEDRINA CELIA BRASIL
DATA: 17/02/2016
LOCAL: B321 - IMD

Uma Arquitetura Multiagente de Suporte a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais

Jogos educativos, Sistema de tutoria inteligente, Aprendizagem baseada em jogos, Objetos de aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Nos últimos anos, pesquisadores têm investigado a utilização de jogos educativos como objetos de aprendizagem. Os jogos tem-se provado satisfazer os requisitos básicos do processo educacional e ser uma experiência de aprendizagem atraente aos alunos. Trabalhos neste campo de pesquisa confirmam os benefícios desses objetos. No entanto, estes ainda não são largamente utilizados nos contextos escolares. Do ponto de vista educacional, a utilização de jogos representa empreender esforços em adaptar as metodologias e conteúdos didático utilizados em salas de aula. O principal objetivo deste trabalho é definir e implementar uma arquitetura que promova a utilização de jogos educativos em contextos escolares. Nesta, jogos, metodologias e materiais didáticos são reunidos em uma arquitetura multi-agente que promove a modularidade, flexibilidade, adaptabilidade e escalabilidade de um ambiente de aprendizagem baseado em jogos digitais.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO