Uma Arquitetura Multiagente de Suporte a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
Jogos educativos, Sistema de tutoria inteligente, Aprendizagem baseada em jogos, Objetos de aprendizagem.
Nos últimos anos, pesquisadores têm investigado a utilização de jogos educativos como objetos de aprendizagem. Os jogos tem-se provado satisfazer os requisitos básicos do processo educacional e ser uma experiência de aprendizagem atraente aos alunos. Trabalhos neste campo de pesquisa confirmam os benefícios desses objetos. No entanto, estes ainda não são largamente utilizados nos contextos escolares. Do ponto de vista educacional, a utilização de jogos representa empreender esforços em adaptar as metodologias e conteúdos didático utilizados em salas de aula. O principal objetivo deste trabalho é definir e implementar uma arquitetura que promova a utilização de jogos educativos em contextos escolares. Nesta, jogos, metodologias e materiais didáticos são reunidos em uma arquitetura multi-agente que promove a modularidade, flexibilidade, adaptabilidade e escalabilidade de um ambiente de aprendizagem baseado em jogos digitais.