Banca de DEFESA: PAULO RAMON OLIVEIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO RAMON OLIVEIRA DE LIMA
DATA : 22/12/2022
HORA: 19:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

Projeto de Software Computacional para a Análise do Consumo Ótimo em Redes de Distribuição de Energia Elétrica e a Eficiência de seu Faturamento.


PALAVRAS-CHAVES:

Faturamento, gestão de energia, consumo de energia, automação de sistemas elétricos, redes de distribuição, redes inteligentes.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Com o aumento do número de geradoras de energia renováveis e da comercialização de energia, observa-se a tendência disruptiva do modelo atual da gestão de energia no setor elétrico brasileiro. Anteriormente adquirida de forma exclusiva das geradoras estatais e repassadas aos consumidores através das suas distribuidoras, a energia elétrica no Brasil passa a ser passível de comercialização entre auto-produtores, produtores independentes, geradores, comercializadores, consumidores livres e consumidores especiais no mercado livre de energia brasileiro. Status quo que proporciona foco das atividades das distribuidoras na manutenção, operacionalização e desenvolvimento das redes de distribuição, além de um ambiente de comercialização pluralizada de energia elétrica. Este cenário comercial movimenta a economia no setor elétrico brasileiro por meio da prestação de novos serviços como os de gestão personalizada do consumo e produção de energia elétrica para os consumidores. Neste contexto, a aquisição de energia elétrica incentivada como fonte para o consumo das necessidades energéticas, as metas climáticas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil para o acordo de Paris, assim como a adoção de estratégias para o consumo consciente de energia, justificam o desenvolvimento de instrumentos para o consumo ótimo de energia elétrica e a obtenção da máxima eficiência de seu faturamento aos grandes consumidores. Para subsidiar tais mudanças e maximizar seus benefícios, surgem níveis avançados de automação, apoiando o gerenciamento do desempenho das redes elétricas de distribuição com maior capacidade de apoio à operação e supervisão em tempo real das unidades consumidoras. Nesta conjuntura, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da base científica necessária para a implementação de soluções tecnológicas direcionadas ao problema da gestão eficiente dos recursos energéticos das unidades consumidoras alimentadas pelas distribuidoras brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Interno - 1637588 - ARRHENIUS VINICIUS DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ - UFRNExterno à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 20:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao