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Banca de DEFESA: JASON DESIDERIO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JASON DESIDERIO BEZERRA
DATA : 31/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO:

“OI ABRE A RODA TINDÔ LELÊ”: O QUE CONTAM AS CRIANÇAS SOBRE AS AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA DE EEDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA 


PALAVRAS-CHAVES:

Esta dissertação, tem como objetivo compreender como crianças de uma escola pública de educação básica narram suas vivências com o ensino de música durante a pandemia de Covid-19, atribuindo sentido a essas experiências. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios e métodos da pesquisa (auto)biográfica, tomando as narrativas infantis acerca das experiências com a aula de música na escola, como instrumento de pesquisa, objeto de estudo e formação. Por considerar a reflexividade das crianças com as aulas de música na escola utilizamos como instrumento de coleta de dados a Roda de Conversa, acredita-se que tal abordagem se apresenta como um caminho adequado para aprender sobre as experiências com as aulas de música no cenário pandêmico. Participaram da investigação 11 crianças do 3 ° ano do Ensino fundamental, estudantes da Escola Municipal prof. Antônio Basílio Filho em Parnamirim/RN. O corpus utilizado para análise compreende as narrativas das crianças compartilhadas nas rodas de conversa, as cartas, os desenhos e os registros no diário de campo do pesquisador. A partir das vozes das crianças, as aulas de música vivenciadas na pandemia contrapõe-se a ineficiência técnica, dando espaço às práticas lúdicas alicerçadas no compromisso ético da formação integral. Ficou evidente a partir da análise, que a figura da professora de música durante a pandemia, assumiu um papel abrandador minimizando as consequências do isolamento e desigualdades sociais. Com isso, este estudo contribui com o fortalecimento e a realização de pesquisas (Auto)biográficas com crianças na Educação Musical, compreendo-as como atores sociais, culturais e históricas e que as suas experiências de vida podem colaborar com o movimento de repensarmos os espaços e instituições musicais para infância. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação, tem como objetivo compreender como crianças de uma escola pública de educação básica narram suas vivências com o ensino de música durante a pandemia de Covid-19, atribuindo sentido a essas experiências. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios e métodos da pesquisa (auto)biográfica, tomando as narrativas infantis acerca das experiências com a aula de música na escola, como instrumento de pesquisa, objeto de estudo e formação. Por considerar a reflexividade das crianças com as aulas de música na escola utilizamos como instrumento de coleta de dados a Roda de Conversa, acredita-se que tal abordagem se apresenta como um caminho adequado para aprender sobre as experiências com as aulas de música no cenário pandêmico. Participaram da investigação 11 crianças do 3 ° ano do Ensino fundamental, estudantes da Escola Municipal prof. Antônio Basílio Filho em Parnamirim/RN. O corpus utilizado para análise compreende as narrativas das crianças compartilhadas nas rodas de conversa, as cartas, os desenhos e os registros no diário de campo do pesquisador. A partir das vozes das crianças, as aulas de música vivenciadas na pandemia contrapõe-se a ineficiência técnica, dando espaço às práticas lúdicas alicerçadas no compromisso ético da formação integral. Ficou evidente a partir da análise, que a figura da professora de música durante a pandemia, assumiu um papel abrandador minimizando as consequências do isolamento e desigualdades sociais. Com isso, este estudo contribui com o fortalecimento e a realização de pesquisas (Auto)biográficas com crianças na Educação Musical, compreendo-as como atores sociais, culturais e históricas e que as suas experiências de vida podem colaborar com o movimento de repensarmos os espaços e instituições musicais para infância. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2669418 - CAROLINA CHAVES GOMES - nullExterna à Instituição - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 14:31
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