PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSE DE ANCHIETA RODRIGUES MENEZES JUNIOR

DISCENTE : JOSE DE ANCHIETA RODRIGUES MENEZES JUNIOR
DATA : 15/03/2023
LOCAL: Videoconferência

O VIOLÃO DE SETE CORDAS E O CHORO POTIGUAR: Um panorama do gênero e do instrumento no Rio Grande do Norte.

Violão de sete cordas; Música popular; Choro potiguar.

.

O presente trabalho apresenta um panorama do choro potiguar interligado ao violão de sete cordas, abordando choros potiguares nos quais exista a presença desse instrumento, seja em sua natureza de acompanhamento ou contraponteando a melodia principal, com improvisação, baixos de obrigação, inversão, ornamentos; seja em sua contribuição como solista em cordas mais graves. Visa também a apresentar e a valorizar as composições e compositores de choro, bem como os violonistas sete cordas e regionais que gravaram choros no estado do Rio Grande do Norte. O movimento chorístico potiguar é em suma um amplo leque, que vai de compositores que ainda se encontram no anonimato a outros que já são consagrados. Neste trabalho foram escolhidas algumas composições que mesclam esses compositores e nas quais o violão de sete cordas tem destaque técnico/musical e cujo estudo pode enriquecer o conhecimento do músico violonista na absorção do choro. Muitos autores ressaltam a valorização da oralidade na aprendizagem do choro. Porém, a oralidade dificulta uma análise precisa das composições e de aspectos relacionados ao estilo, às melodias e à forma musical, aspectos esses que muitas vezes se perdem devido à falta das transcrições das frases de contraponto de forma definida. Assim, frisamos a importância das baixarias escritas para que haja uma melhor descrição e compreensão do saber musical na linguagem do violão de sete cordas no Brasil. Para tanto, nossa pesquisa se fundamentou em repertório, compositores, violonistas e intérpretes ligados a choros gravados no estado do Rio Grande do Norte e em entrevistas com representantes do gênero no estado.

Externo à Instituição - THOMAS GEORGE CARACAS GARCIA
Interno - 1301266 - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Externo ao Programa - 3089788 - JULIO CESAR DE MELO COLABARDINI - null
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 14:00