Banca de DEFESA: MÔNICA ROSARIO ALVES

DISCENTE : MÔNICA ROSARIO ALVES
DATA : 18/05/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

JANELAS PANORÂMICAS: Intervenção Arquitetônica na Casa do Estudante do Rio Grande do Norte.

Preservação, Conservação, Intervenção no patrimônio edificado, Casa do Estudante do Rio Grande do Norte.

Esta pesquisa apresenta ao Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente do PPAPMA-UFRN, reflexões a respeito da prática projetual de intervenções no patrimônio edificado em Natal/RN. O estudo propõe uma compatibilização da preservação e conservação do edifício às demandas de usos e de tecnologias atuais, com o tema "Preservação e Conservação do Patrimônio Edificado". O objetivo primário é projetar uma intervenção arquitetônica em um edifício de valor histórico-patrimonial à luz das teorias sobre patrimônio, apoiada na premissa da viabilidade de um projeto integrado ao entorno urbano. Para subsidiar o anteprojeto, foi realizada uma revisão bibliográfica especifica sobre o tema; foram estudados precedentes referenciais com temáticas similares ao proposto nesta pesquisa; fez-se necessário uma a caracterização do prédio da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) e de seu entorno imediato; houve os estudos na linha investigativa dos Percursos Urbanos para a apreensão da paisagem; e por fim a elaboração da programação arquitetônica, desde a definição do problema e das metas, à concepção de um conceito e de um partido arquitetônico. A proposta tem como premissas: o entendimento das teorias contemporâneas do restauro e da conservação, para sua aplicação na tomada de posturas intervencionistas frente o patrimônio edificado;  a proposição da diversidade de usos, para promover a viabilidade econômica da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) e a vitalidade em seu entorno; e a reconexão entre o Rio Potengi, a CERN e o centro histórico do bairro da Cidade Alta, contribuindo para o reconhecimento da valorização patrimonial da CERN. Espera-se que este trabalho contribua para a capacitação profissional, principalmente, nas tomadas de decisões em projetos de intervenção em áreas e edifícios de valor histórico-patrimoniais. E amplie a discussão sobre o tema na academia, aliando, assim a teoria à prática.

Externo à Instituição - FILIPA ALEXANDRA GOMES DA SILVA OLIVEIRA ANTUNES - ULHT
Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO