Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉSAR HENRIQUE DE OLIVEIRA CIRÍACO

DISCENTE: CÉSAR HENRIQUE DE OLIVEIRA CIRÍACO
DATA: 25/08/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

DESENVOLVIMENTO DE UM ANTEPROJETO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

Escola, flexibilidade, anteprojeto de arquitetura, arquitetura bioclimática.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O presente trabalho visa contribuir com os estudos e projetos de edificações escolares e tem como objetivo principal, o desenvolvimento de um anteprojeto de uma instituição de ensino infantil e fundamental I que possibilite a flexibilidade no espaço escolar. A metodologia utilizada partiu da coleta de informações através de pesquisa bibliográfica para revisão da literatura, revisão da legislação e diretrizes do Ministério da Educação e Cultura – MEC. Também foram realizadas entrevistas com profissionais da área de educação onde foram abordados temas como métodos de ensino, necessidades e utilização dos espaços em escolas.  Complementando a etapa de coleta foram realizados estudos de referência de projetos de arquitetura. O conteúdo da coleta de informações são abordados no referencial empírico teórico, que trata da flexibilidade na arquitetura e arquitetura escolar, e nas bases para o desenvolvimento da proposta onde são apresentados a revisão de arquitetura bioclimática, os estudos de referência de arquitetura com foco no partido e nas soluções de flexibilidade e arquitetura bioclimática, e por fim o programa de necessidades. Após a coleta dos dados foi realizado o desenvolvimento da proposta que parte da elaboração do conceito do projeto, seguido pelos estudos das condicionantes projetuais e finalizando com a definição do partido arquitetônico e estudo preliminar. O partido adotado buscou um projeto de uma escola mais aberta e integrada à comunidade, com ambientes que possibilitem atividades diversas para os alunos, proporcionando assim, novas experiências e formas de aprendizado.

Externo à Instituição - DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI - UNICAMP
Presidente - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS