Banca de QUALIFICAÇÃO: TERCIO GRACIANO MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERCIO GRACIANO MACHADO
DATA: 16/10/2012
HORA: 08:30
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Estudo da produção de compósitos cerâmicos utilizando resíduos de rejeito de scheelita: formulação, propriedades físicas e microestrutura.


PALAVRAS-CHAVES:

Scheelita, Rejeito de Scheelita, Cerâmica Vermelha, Argilas, Propriedades Tecnológicas


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

O extrativismo mineral é considerado uma atividade altamente degradante, devido ao grande volume de material que ele movimenta em forma de minério e rejeito. A grande maioria das empresas mineradoras não apresenta nenhuma tecnologia ou aplicação economicamente viável que permitam a reciclagem do rejeito mineral, sendo estes lançados em áreas de recebimento localizadas a “céu aberto”, degradando o meio ambiente. No Rio Grande do Norte a produção de cerâmica vermelha restringe suas atividades a produção de produtos como: tijolos maciços, blocos cerâmicos, telhas, dentre outros. A argila a ser utilizada nessa indústria deve satisfazer uma série de especificações definidas pelo seu provável uso, sendo realizados ensaios para conhecimento das propriedades físico-químicas, visando a sua utilização tecnológica; bem como o estudo de sua microestrutura. Buscando unir experiências e informações técnicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável, com importantes benefícios ao setor da Construção Civil e à sociedade em geral, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um estudo sobre a produção de compósitos cerâmicos utilizando resíduos de rejeito de scheelita da Mina Brejuí, localizada no município de Currais Novos – RN. Serão analisadas as propriedades físico-químicas e a microestrutura do compósito obtido, bem como a influência do percentual desse rejeito nas propriedades finais do produto obtido."


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2613355 - FRANCINE ALVES DA COSTA
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Notícia cadastrada em: 11/10/2012 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao