Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSSA RAFAELLI NUNES MELO DA SILVA

DISCENTE: RAYSSA RAFAELLI NUNES MELO DA SILVA
DATA: 25/05/2012
LOCAL: Auditório do NUPRAR.

Influência da Estequiometria no Uso de Combustíveis Alternativos para a Obtenção de Óxidos Cerâmicos à Base de Níquel e Zinco.

Combustão por microondas; Combustíveis alternativos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

O campo da [WINDOWS-1252?]“Química de [WINDOWS-1252?]Materiais” vem se desenvolvendo nos últimos anos, tendo havido um grande aumento do interesse na síntese e nas propriedades químicas e físicas de novos sólidos inorgânicos. Novas rotas de sínteses e sínteses modificadas têm sido desenvolvidas com o intuito não só de otimizar os processos em escala industrial, bem como adequá-los à um custeio favorável e à legislação ambiental vigente. Morfologia dos sólidos, fenômenos novos e propriedades interessantes tais como supercondutividade à alta temperatura, ferromagnetismo, porosidade molecular e cores são evidências afetadas pelo método de síntese, que por sua vez, podem influenciar na aplicação tecnológica do composto.  Foi a partir desta compreensão que óxidos mistos não-estequiométricos à base de níquel e zinco foram sintetizados através da rota combustão por microondas utilizando três tipos específicos de direcionadores orgânicos como combustíveis e empregando as razões molares 1:1 e 1:1/2 de cátions metálicos/combustível, com o intuito de averiguar a influência de tais proporções na obtenção dos sólidos. Os novos combustíveis foram escolhidos em substituição a uréia ou glicina que são mais comumente preferidos nesse tipo de síntese. Os pós sem tratamento térmico foram estudados através das análises termogravimétrica (ATG) e da difração de raios-x (DRX), sendo, em seguida, submetidos ao tratamento térmico à 900ºC. Após as calcinações, foram caracterizados através das análises Difração de raios-x (DRX) e Microscopia eletrônica de varredura (MEV). A rota de síntese modificada foi eficaz para obtenção de óxidos mistos. Tanto os combustíveis alternativos escolhidos quanto as diferentes razões molares empregadas, influenciaram na morfologia e na obtenção dos óxidos.

Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo ao Programa - 2302898 - ELEDIR VITOR SOBRINHO
Externo à Instituição - JOANA MARIA DE FARIAS BARROS - UFCG
Notícia cadastrada em: 25/05/2012 08:24