Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLÂNEA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERLÂNEA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 31/01/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Influência da Adição de Níquel (Ni) na Microestrutura e nas Propriedades Mecânicas do Compósito W-Cu Sinterizado por SPS.


PALAVRAS-CHAVES:

tungstênio-cobre, níquel, moagem de alta energia, sinterização SPS.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

O tungstênio e seus compósitos, a exemplo do sistema tungstênio- cobre (W-Cu) e tungstênio- cobre- níquel (W-Cu-Ni) têm atraído cada vez mais atenção para estudos, por apresentarem excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas, para aplicações no campo da eletroeletrônica, além disso, não apresentam toxidade, nem riscos ambientais. Diante disto, o presente trabalho estudou a influência da adição de Níquel na microestrutura e propriedades mecânicas e físicas do compósito W-Cu, obtidos por moagem de alta energia e sinterizados por Spark plasma sintering (SPS). Foram estudados os efeitos da variação percentual de Ni e da temperatura de sinterização nas propriedades dos compósitos W-Cu. Para obtenção dos pós, foram misturados o tungstênio (W) e o cobre (Cu) com 2%p e 5%p. de Níquel (Ni), posteriormente foram moídos em um moinho planetário de alta energia, durante 10 horas. A sinterização foi realizada por SPS, nas temperaturas de 900 ºC e 1000 ºC. Os pós de partida (W, Cu e Ni) e os moídos nas proporções citadas anteriormente foram caracterizados por difração de Raios – X (DRX); microscopia eletrônica de varredura (MEV) e Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS); Particulometria e FRX. Após a sinterização as amostras foram caracterizadas por MEV, EDS, microscopia ótica (MO), medidas de densidade e microdureza. Os resultados da microscopia eletrônica de varredura e do EDS, revelaram que a moagem de alta energia por 10 horas foi suficiente para obter o compósito com boa homogeneidade e livre de impurezas. Os difratogramas de DRX mostraram os picos das fases características do compósito. Os compactados sinterizados apresentaram densidades variando de 10,71 g/cm³ a 12,35 g/cm³ e microdureza de 258 HV a 371 HV. A amostra W-30%p.Cu sinterizada a 900 ºC apresentou maior valor de densidade (12,35 g/cm³) e consequentemente menor porosidade. A amostra com adição de níquel (W-28%Cu-2%Ni) sinterizada a 1000ºC foi a que apresentou maior densidade e maior valor de dureza. Desta forma, o níquel influência de forma positiva nas propriedades mecânicas do compósito em estudo, quando adicionado em pequenas quantidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Interno - 2414250 - MEYSAM MASHHADIKARIMI
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ SANTOS LIMA
Externo à Instituição - RAFAEL ALEXANDRE RAIMUNDO
Notícia cadastrada em: 25/01/2023 12:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao