Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN DO NASCIMENTO DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUAN DO NASCIMENTO DE MOURA
DATA : 21/12/2022
LOCAL: Videoconferencia

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS MICROPOROSOS A BASE DE CARBONO VIA TEMPLATE ZEOLÍTICO

Zeólita. Faujazita. Mordenita. Síntese Química. Carbonos por Template de Zeólita. Peneiras Moleculares.

É notável o progresso das tecnologias industriais nas últimas décadas decorrente dos avanços relacionados a obtenção de novos materiais nano- e microestruturados, quando a escala de pelo menos uma dimensão está entre 1 e 100 nm. Materiais microporosos tem estado sobre foco dos estudos da ciência pela versatilidade e vasta possibilidade de aplicações físico-químicas, tais como separação molecular por tamanho e forma e reações catalíticas, tão essenciais no meio industrial. Zeólitas são sólidos inorgânicos da classe dos aluminossilicatos, dotados de altíssima cristalinidade, excelente definição do sistema de poros, elevada área específica, estabilidade química e hidrotérmica, versatilidade na modificação química e topologia a partir da alteração da síntese química. Zeólitas com topologia Mordenita (MOR) e Faujazita (FAU) têm origem natural, entretanto, é possível obter tal morfologia com variações desejadas a partir da síntese hidrotermal desses materiais. Ambas as estruturas possuem relevância científica por apresentarem uma abertura de poro extragrande, formada com um anel de 12 membros possibilitando a fácil acessibilidade de moléculas pesadas adentro do sistema de canais para consequente reações catalíticas.  Este estudo teve como foco a obtenção de zeólitas de morfologia Faujazita e Mordenita, variando os parâmetros de síntese para obtenção de amostras padrões e amostras com alto valor de razão SiO2/Al2O3. Zeólita Y FAU alta sílica foi obtida a partir do uso do direcionador orgânico (OSDA) hidróxido de tetrabutilamônio (TBAOH). Zeólita MOR alta sílica foi obtida a partir da alteração da composição molar do gel utilizado na síntese padrão. Os materiais sintetizados foram caracterizados por Difração de Raio-X (DRX), Fluorescência de Raio-X (FRX), Análise Termogravimétrica (TG) e Análise Textural por Adsorção e Dessorção de Nitrogênio. Os resultados demonstram a correta obtenção das estruturas a partir dos difratogramas apresentando os picos característicos para as referidas estruturas. As análises de FRX demonstra o aumento na razão SiO2/Al2O3 garantindo a adição de silício à rede. Como próximas etapas para esse projeto, se almeja a obtenção de carbono microporosos por template de zeólita (ZTC’s) utilizando os materiais sintetizados e caracterizados previamente como matriz para polimerização da espécie de carbono e o entendimento do impacto da modificação da química do material do template na obtenção dos ZTC’s.

Externo à Instituição - ALEXANDER SACHSE - UP
Externa à Instituição - LINDIANE BIESEKI